Ela comentou as diversas iniciativas e o sucesso também do Serviço de Acolhimento Familiar
17/03/2025 às 17:56:16) Na última sexta-feira, um diálogo com Helida Santin, que é coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Sapopema, trouxe as diversas iniciativas que são feitas em prol da comunidade local. Este setor é braço da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente, Silvana Maria Rocha Calixto.
Quanto à função de serviço social, que o Oberekando faz sempre questão de exaltar, disse a entrevistada: “É muito desafiadora a nossa profissão. O serviço social é muito desafiador. São muitas demandas. É trabalhar contra a violência doméstica, violência ao idoso, crianças em situação de risco. Nós temos o Lar de Idosos, que está com 40 idosos aqui em Sapopema. São idosos que a família coloca ali, e muitas vezes nunca mais volta. São idosos muito vulneráveis!
Aqui em Sapopema nós temos também o Serviço de Acolhimento Familiar, que é muito interessante. A gente recebeu destaque no ano passado, quando eu fui pra Brasília”. Na verdade, mais que Sapopema, na Câmara dos Deputados, nesta pauta, ela representou o Sul do Brasil. O êxito do programa é tanto, que anos atrás fora desativada a Casa Lar, ficando apenas com o Acolhimento Familiar. Hoje são seis crianças que estão com estas famílias.
O Creas foi ativado no município ano passado, e no momento funciona na sede da Secretaria de Assistência Social, mas que é almejado se conseguir um prédio próprio com apoio do Governo do Estado. A cidade, assim como outras interioranas, tem muitos casos de violência doméstica e de abuso infantil.
Outro bonito trabalho que ela faz, é com o Grupo da Terceira Idade, que possui 70 componentes, com encontros semanais, todas as sextas-feiras. Diversas atividades: Artesanato, ginástica, gincana, dança, e depois alguns momentos de lazer, o almoço, bingo e bailão!
Uma forma de ter crianças e adolescentes sensibilizados no combate às drogas, faz com que a cidade, dentro da incumbência de Santin, tenha o Programa Municipal de Combate às Drogas (PRODOC). Este, com cem crianças dos quintos anos da Rede Municipal de Educação. Trata-se de um trabalho intersecretarias, com a Assistência Social, Saúde e Educação.
Diversas iniciativas acontecem, como curso de Designer de sobrancelha. Já estão para se iniciarem, Pedicure e Manicure, e outros projetos e iniciativas mais estão sendo buscados. Ela deve estar em Curitiba, no projeto Cuida Mais Paraná, no final deste mês.
É psicóloga da Secretaria, e do Creas, a Dra. Andreia Melo.
O trabalho tem todo o apoio do prefeito Paulo Maximiano de Souza Júnior.