ONLINE
10




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

safdg]


REINALDO, DA CHEFIA DE GABINETE DE CURIÚVA
REINALDO, DA CHEFIA DE GABINETE DE CURIÚVA

Sua vasta experiência na Administração Pública, Nato, gratidão, e família

s

2020-12-23 às 10:17:28) Quem teve um agradável bate-papo com o Oberekando ontem, foi Reinaldo Vicentin. Nascido em 20 de junho de 1963, em Cianorte, teve seus pés em Rondônia e parte da trajetória no Vale do Ivaí, estudou em Maringá e atuou na prefeitura da turística Caraguatatuba, no litoral paulista. Ele é chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Curiúva.

 

RECUPERADO DE COVID, OS AGRADECIMENTOS!

“Durante esses quatro anos que a gente esteve junto com a Administração, a gente pôde contribuir com alguma coisa, no sentido de ajudá-lo (ao prefeito), assessorando a ele, e dizer que a gente está feliz e mais uma vez agradecer à Deus, pelo fato de estar aqui vivo, com saúde, se recuperando ainda, porém, foram 10 dias para mim, e agradecer principalmente a equipe médica, as enfermeiras, toda a Saúde, e a população que orou pela gente, rezou, fez os pedidos e eu, tenho certeza, graças à Deus estou aqui, devido a uma intercessão da população em me ajudar nas orações, nos pedidos de melhoras”. Acrescentou, em relação ao Hospital Municipal de Curiúva e ao Hospital Regional em Telêmaco Borba: “Aqui e lá, me trataram com compaixão de ser-humano! ”.

 

A ORIGEM... A FAMÍLIA

É funcionário público desde pós-Exército, e saiu da rondonense Ouro Preto, onde ainda parte de sua família mora. Ele, no entanto, nasceu em Cianorte, estudou em Maringá, e depois foi à Ivaiporã, onde trabalhou na Regional de Saúde, “e depois fui pra Godói Moreira, São João do Ivaí, depois Faxinal, e após, vim pra Curiúva. Depois fui pro Litoral de São Paulo, fiquei quatro anos, trabalhei na Prefeitura, numa cidade na época, de 125 mil habitantes, que é Caraguatatuba, e depois recebi o convite do Nato para voltar à Curiúva, porque aqui é a minha terra, meu lar! ”.  Tem dois filhos, o Guilherme e o Felipe, ambos bacharéis em Direito, sendo que Guilherme está com escritório de advocacia. A sua esposa Kely, também sua sogra, cunhada e cunhado, moram em Curiúva. Confessa que foi sondado pelos municípios que já trabalhou, mas tem suas raízes entre os curiuvenses!

Ele é o caçula, e tem 57 anos: “Nós somos em quatro irmãos e uma irmã! ”. O Jair, tem os filhos Leonardo e a Karina. Sérgio, tem a Bárbara e o Vítor.  Ivone é a única irmã! ”. Por fim, o Ademir!  Ao citar a importância dos irmãos na formação dele, comentou: “Eu recebi um carinho enorme do pai e da mãe, e passei isso aos meus filhos. Eu e a Kely, a gente tem esse carinho pelos meus filhos e pelas minhas noras”: Elas, Maria Júlia e Gislaine.

 

 

VALE DO IVAÍ, COSTENARO, PINGA-FOGO, PESSUTI E RATINHO!

Relembra que na época em que António Costenaro Neto -, diretor da Rádio Cidade e com muita atuação na Cooperval e também no Hospital Regional, em ambos, tendo sido presidente, - foi deputado, ele trabalhou muito pelo jandaiense. Eram muitas as idas e vindas à Jandaia, onde sediava, por exemplo, a Educação regional, com o NRE. Outra lembrança de Reinaldo, foi de Orlando Pessuti, que deputado estadual por longos anos, e também governador do Estado, o vê como padrinho nessa jornada dentro da Administração pública, especialmente no Vale do Ivaí, que depois se estendeu. “Graças à Deus as portas nunca se fecharam para mim. A gente tem isso como meta, e sempre eduquei meus filhos assim: ‘Quando você for fazer algo, faça bem feito, para que você faça uma vez só, ou não tenha que refazer. Nem tudo, às vezes, sai dentro daquilo que a gente planeja fazer, mas a gente procura fazer da melhor forma possível! ”.

PINGA FOGO: Outra presença de Reinaldo, ainda no Vale do Ivaí, era com o radialista Pinga Fogo, e com o prefeito e médico de São João do Ivaí, Dr. Ives Simão, quando ia neste ícone da comunicação, que já fora chamado por Deus (que oportunizou este que aqui escreve, a iniciar no Jornalismo). Com o próprio Ratinho (pai) ele tinha contato! “Eu sou daquela época, ainda! ”, brinca! Citou o prefeito Toninho Cesário, de Godói Moreira e o Padre Osvaldo, de Borrazópolis *esta última, sede de uma das emissoras de Pinga Fogo, a Rádio Nova Era.

 

A CHEFIA DE GABINETE!

Em recente entrevista ao Oberekando, o prefeito Nato inclusive disse quanto a Vicentin, que ele está convidado a continuar na Administração, e mostrou-se satisfeito, que pelo trabalho também dele, está com as contas aprovadas, inclusive de 2019, no Tribunal de Contas. “Eu agradeço ao prefeito Nato, pela confiança que ele depositou na minha pessoa, e na equipe de trabalho. Eu vejo que uma administração só vai bem, quando o comandante, que é o gestor, que é o prefeito; aceita a ideia do grupo trabalhar neste sentido. Eu sempre falo, dentro da Administração pública, daquilo que eu me formei para essa finalidade. Estou me aposentando, mas nunca vou deixar de fazer na Administração Pública, uma palavra chamada LIMPE, que é a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, e Eficiência, “e agora existe mais um ‘ezinho’ ai, que ele é da Economicidade! ”. Por ter adotado essa sistemática, foi, segundo o entrevistado, conseguida essa reeleição, momento em que novamente agradeceu Natanael, pela liberdade de trabalho e pela confiança depositada em sua pessoa. Afirmou que aceitou o convite dele e está animado para o trabalho junto, por mais quatro anos, pontuado que o que Nato gosta de fazer são obras ao seu povo, e nesse sentido, noticiou que um planejamento semestral que será executado.

O esforço feito também pelo funcionalismo, com plano de carreira e toda gratidão com este, foi outro tópico. O funcionário tem importante papel na Curiúva dos dias de hoje, e sempre teve!

 

LIBERDADE DE TRABALHO

Na área Administrativa, disse que o prefeito Nato dá toda a liberdade de trabalho ao seu secretariado, e que também se coloca à disposição do povo para atendê-lo, mas que as pessoas estão tomando consciência de não mais como no passado, irem pedir favorecimentos pessoais, e vê isso como evolução, e sinais dos tempos, mesmo. Sejam os olhares atentos do Ministério Público e as políticas, por exemplo, da Saúde, com a disponibilização automática, de consultas, exames, e medicamentos, e não havendo a necessidade como antes – décadas atrás -, aonde era comum, por exemplo, vereadores e prefeitos tirarem de seus bolsos, para ajudarem pessoalmente, a quem estava em premente necessidade. Citou também, para esse efeito de atendimento ao público, as limitações impostas pelo advento do Covid19. “E uma das coisas que ele (Nato) sempre teve preocupação, são com os menos favorecidos”.

sd

Voltou a lembrar que assim como foi no primeiro mandato, a poucos dias de se fechar, muitas obras e em todos os setores, estão por vir, e com essa expressiva votação ao prefeito, os deputados que têm o apoio da cidade, vão ainda mais querer estar perto, para contar com os votos da população curiuvense, e assim, o chefe do Executivo, pode ´pleitear deles, mais recursos e benefícios. Outro fato que ajuda isso, é a recuperação da Certidão Negativa, que possibilita ao município, ajuda em todos os setores. Foi intenso o trabalho de Nato e no caso, da chefia de Gabinete, para depois de 13 anos sem, a retomada à cidade, desta certidão negativa.

 

GRATIDÃO A TODOS

Agradecimentos efusivos ao prefeito Nato, por ter nele confiado este trabalho, e também aos demais parceiros, como o Tuil (Vice-prefeito Vantuil Ajuz).

Ao final da entrevista, uma linda dedicatória a esposa Kely: “Ela é meu tudo, e aos meus filhos, a minha família! ”. A mensagem final, pedida pelo Oberekando desta vez a Reinaldo, foi justamente à base de tudo na família... foi aos seus pais: “Meu pai e minha mãe, é o que a gente fala... é o tudo da gente! Honra teu pai e tua mãe, e teus dias serão prolongados! Deixou um abraço especial ao seu Ângelo (94 anos) e a dona Judite (89)!

Os desejos de Feliz Natal e um Santo 2021 foi o desejo também à população, de Vicentin!

 

LEIA TAMBÉM:

DE CURIÚVA, NATO MOURA AGRADECE A REELEIÇÃOEle falou das expectativas, dos deputados, da disputa e do Covid, e pediu neste sentido, a ajuda da população

--

D