Telêmacoborbenses tem grande ligação com os religiosos deste país-irmão
2020-04-28 às 15:34:09) Hoje é uma data de suma importância na trajetória da Congregação do Santíssimo Redentor na América do Sul: Trata-se dos 90 anos da chegada dos Redentoristas, no Paraguai. O missionário, padre Ronaldo Ocampos, explica abaixo como se estabeleceram as marcas deles, no ano de 1930.
Todas as cidades que, assim como Telêmaco Borba, têm a presença Redentorista, par e passo constroem suas bonitas histórias, e nestas, o preponderante desempenho, como no caso da Capital do Papel, do fervoroso espírito cristão, primordial para o suporte ao crescimento que essas localidades passariam a presenciar: Legado aqui também deles!
Uma ênfase considerável, ao se falar dos paraguaios, é o relacionamento de amizade presente, além de entre os confrades multinacionais, também que perdura com os ex-seminaristas. Uma vez por ano, de forma oficial, é feito o encontro internacional destes. No ano passado, novamente em Campo Grande, e para 2020, a agenda é Pedro Juan Caballero.
Não há quem tenha passado pelo Seminário Santíssimo Redentor, de Ponta Grossa, apenas como um dos exemplos, ser ter sido cativado com a amizade fácil e verdadeira, que estes guarânios nos ofertaram e sempre a continuam fazer! A ligação dos próprios padres e ex-seminaristas deste país irmão, com Telêmaco, é também latente, porque teve um período que a cidade sede do Oberekando, foi a que mais vocações enviava ao bairro da Baraúna.
Hoje, profissionais liberais, professores, autoridades nacionais e importantes cargos paraguaios, são muitos daqueles, que por ventura, não tiveram continuidade em sua vida religiosa, mas que pertenceram a essa Congregação. Seja como sacerdotes, seja como cidadãos, trazem no seu dia-a-dia, um compromisso cravado no coração, de irmandade, afeto aos mais necessitados, e a chama do “Eterno” pra sempre! Como um chavão que sempre é usado nos encontros: “Uma vez Redentorista... sempre Redentorista! ”.
90 ANOS NO BRASIL SE DERAM EM JANEIRO!
No Brasil, também o início dos trabalhos dos Redentoristas tem em 2020, a comemoração dos 90 anos. Fora no mês de Janeiro de 1930, lembrou o pároco padre Primo Aparecido Hipólito, da matriz Nossa Senhora de Fátima, que a Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, chegou entre os brasileiros.
-
RELEMBRE OS ENCONTROS DOS EX-SEMINARISTAS:
--