ONLINE
12




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


RECICLAGEM:Klabin apoia associações e cooperativas
RECICLAGEM:Klabin apoia associações e cooperativas

Ação é amparo especial devido a pandemia

FONTE: KLABIN

S

2020-04-27 às 16:28:52) Buscando apoiar o serviço de reciclagem de resíduos sólidos em Telêmaco Borba e região, a Klabin destinou 190 toneladas de papel de refugo para o abastecimento da cooperativa de reciclagem da cidade e para a Associação de catadores de Imbaú.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbaú (ACAMARI) receberá 40 toneladas de papel na próxima semana. O montante virá em boa hora, já que a instituição havia perdido 18 toneladas de material por causa de um incêndio em suas dependências no começo do mês. Ninguém ficou ferido, mas o acidente colocou em risco a renda dos 13 associados, que dependem diretamente da venda de recicláveis. A doação da Klabin equivale a um montante de R$ 16 mil.

Já a Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba (COOPATB) recebeu 150 toneladas de papel da companhia. Jane Clea Rocha Camargo, presidente provisória da COOPATB, conta que a entrega veio em um momento crucial para a cooperativa. “A doação complementou o pagamento dos 32 cooperados. Sem ela, nossa renda nos meses de março e abril seria quase inexistente”, comenta. Além de receber o papel, os associados passaram a seguir as orientações de segurança implementadas pela Klabin.

Pessoas que trabalhavam no local e que faziam parte do grupo de risco do novo coronavírus foram afastadas, mas seguiram recebendo o mesmo salário daquelas que puderam continuar trabalhando. Além disso, a cooperativa passou a aguardar 72 horas antes de iniciar a separação dos resíduos sólidos. “Agradecemos muito pela doação e pelas dicas para possamos seguir trabalhando, mas com segurança”, completa Jane.

Para Júlio Nogueira, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, a atitude está diretamente alinhada à visão de sustentabilidade da companhia. “Partimos de uma visão integrada, que entende a importância de executar ações para contribuir no combate ao novo coronavírus, mas que também se estende em apoiar a atividade econômica de parceiros importantes. A atividade dos catadores é muito relevante na manutenção da economia circular, além de garantir o destino mais adequado aos resíduos”, avalia.

 

SAÚDE TAMBÉM É SOLIDARIEDADE

Além do papel de refugo, a Klabin entregou itens de higiene para os profissionais de cooperativas de reciclagem de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira e Reserva, em ação motivada pela equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Klabin. A mobilização partiu de 44 colaboradores de diversas áreas que contribuíram para a produção de 66 kits com água sanitária, detergente e sabonete para higiene pessoal. A Klabin também contribuiu com a iniciativa, doando máscaras, luvas e óculos.

Em Telêmaco Borba, a entrega das doações ocorreu no fim de março e foi feita pessoalmente, respeitando as orientações de distanciamento. Na ocasião, colaboradores da Klabin também orientaram sobre o uso dos itens doados e reforçaram a importância da adoção de cuidados com a saúde e a higiene. Para as demais associações da região, as instruções detalhadas foram enviadas junto com os kits.

A iniciativa foi conduzida por Henrique Luvison, coordenador da equipe de Responsabilidade Ambiental da Klabin, cujo contato com os cooperados é antigo. Todos trabalham juntos no Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. Para ele, as ações são parte de um exercício diário que todos precisamos fazer: olhar com atenção para aqueles que nos rodeiam. “É importante exercer essa solidariedade e olhar pelo bem-estar das pessoas que estão perto de nós, pois coisas que parecem muito simples nem sempre estão acessíveis a todos”, afirma.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

LEIA TAMBÉM:

COVID-19: AÇÃO DA KLABIN TRAZ GOVERNADOR EM TBIndústria fará obras de adequação para o funcionamento do hospital de campanha

 

ESCUTE O MINUTO KLABIN 65

--

D