Dra. Mônica Barreto foi a palestrante
03/04/25 às 09:38:59) Ontem se deu no Anfiteatro Maestro Sirinho, no Centro Cultural, a palestra “O que dizemos e o que deixamos de dizer: ‘O poder de transformar diagnósticos em infinitas possibilidades’”, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Além da prefeita, Rita Mara de Araújo, estiveram o secretário de Educação, Dr. Eros Danilo Araújo, e da Saúde, Cleber de Almeida, assim como os vereadores Thiago Talevi Braçudinho e Felipe Pedroso, e diversas outras autoridades. Se fizeram presentes, também os acadêmicos da UniFateb e alunos do Cebeja. Da Secretaria Municipal de Educação Tborbense, as chefes, da Divisão de Planejamento de Ensino, professora Edina de Jesus Guimarães; e da Divisão de Administração de Ensino, professora Edina Medália.
Exposições de casos foram feitos, a exemplo da mãe, Lindamir de Paula Santos Raimundo, citando seu filho, hoje aluno do 7º ano, e com autismo. Também os pais, Priscila e Leonardo Biancón narraram o dia-a-dia de seus dois filhos. Esteve no auditório e veio ao palco, Cauã Ribeiro de Campos Santos, que escreveu um livro, “Zoologia do Futuro” graças também aos professores Alfredo Francisco Pliessnig e Onice G. Bueno Bruch.
A palestrante da noite foi a Dra. Mônica Barreto de Oliveira, que é proprietária da Clínica Evolua. “Ela é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com 30 anos de atuação clínica e institucional nas áreas de fala, linguagem e audição. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento humano, dedicou 15 anos de sua carreira ao Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CEMAE), onde atuou diretamente na avaliação de crianças com necessidades educacionais especiais. Fundadora da Evolua Comunicação e Desenvolvimento, espaço que une ciência, propósito e inovação. Mônica é referência na região no atendimento a indivíduos com distúrbios da comunicação e adaptação de aparelhos auditivos”, assim foi ela apresentada pelos cerimonialistas, os professores Mariane Prestes e Jean, que tão bem conduziram o evento.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação de Telêmaco, com apoio da Evolua, Onda e Apae.
--
LEIA TAMBÉM:
1ª FESTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, DE TB. Na Feira do Produtor, a alusão à 02 de abril, o Dia Mundial da causa
--
RELEMBRE
--