ONLINE
14




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

X

S 

D

W


MESTRE CLAUDIO NO BRASILEIRO DE TAEKWONDO
MESTRE CLAUDIO NO BRASILEIRO DE TAEKWONDO

Ele e Isadora de Oliveira, atual vice-campeã paranaense, no Oberekando

d

2021-10-04 às 09:45:47) No dia da inauguração do Grupo Despertar, e que marcou também a ida da Academia de Taekwondo Equipe Claudio Lima, para este local, o Oberekando teve o privilégio de, pela manhã, entrevistar o mestre Claudio, fundador desta escola de artes marciais, bem como Isadora de Oliveira Maurício. Atual vice-campeã paranaense, ela tem 16 anos. Estudante do Colégio D. Bosco, sempre foi ligada à prática esportiva, basta relembrar vê-la nas competições, à época, da Ginástica.

 

TRAJETÓRIA, FAZENDO HISTÓRIA

“Mais uma vez a gente está no Brasileiro”, disse Claudio, pois estiveram em 2019, a atleta Isadora, tendo o terceiro lugar, como Faixa Preta, e a filha dele, Maria Beatriz, em 10º.

Nesta trajetória, competições estaduais, como em Londrina, Curitiba e Maringá, aonde a busca inicial foi por medalhas e aprimoramento dos atletas.  A filha, inclusive, é seu braço direito na Administração da Academia, e não diferente, a esposa Kellen, que conceituada professora da Rede Municipal de Ensino, é diretora da Escola Terezinha de Jesus.

O apoio de Fernando Madureira, grão-mestre do Taekwondo, e que fora medalhista olímpico e técnico de Natália Falavigna, e da Seleção Brasileira, por 12 anos, foi destacado por ele: “Foi o up de nossos atletas”. Madureira, que inclusive, foi recebido pelo prefeito Márcio, recentemente.

Nesta volta das competições, aonde em 2020 não aconteceram, devido à pandemia, Isadora se garantiu em 2ª lugar para o Brasileiro.

 

DISCIPLINA, DEFESA PESSOAL, BEM-ESTAR DO CORPO, MENTE E CARÁTER

Isadora, quanto à sua chegada e adesão à luta, disse: “Eu comecei no Taekwondo como uma brincadeira, num clube. Era verão, estava na piscina, e minha amiga falou ‘vamos fazer uma aula experimental?’”. Gostou e continuou, quando percebeu evolução e chegando a Faixa Preta, porque até então, não pensava em seguir nesta área, a não ser, para obter mais qualidade de vida e estar na prática esportiva... até que iniciou nas competições, e que foram legais.

Ato de grandeza, dela, foi reconhecer que na primeira competição (em Foz do Iguaçu) apanhou, e confessou que o professor achou que até iria perder a atleta por isto, mas a bela atleta foi se aprimorando cada vez mais. Outro fato que a impulsiona, é o apoio da família, como disse, em a ajuda-la e sempre estar por perto.

 

CAMPEONATO DE POOMSAE, ONLINE E PRESENCIAL

Voltando a falar sobre a conquista da vaga ao Brasileiro, Lima disse do Poomsae, que são formas, movimentos de ataque e defesa, aonde são demonstradas, pelos atletas, as suas técnicas.

Neste, TB conquistou, dias 11 e 12 de setembro (5º Campeonato Paranaense on-line ao vivo de Poomsae) e 18 e 19 (presencial) na cidade de Matinhos no Campeonato Paranaense, quatro medalhas de Ouro (Arthur Marcondes Lopes, Pedro Henrique de Oliveira Silva, Rodrigo Inácio Rocha Silva e Walter de Almeida). Três atletas ficaram com a Prata (Heloisa Vitoria do Nascimento Teixeira, Isadora de Oliveira Mauricio, Maria Beatriz França Santos de Lima). Adhan Eloi de Andrade foi Bronze.

 

APOIO DA FAMÍLIA

O apoio da família, quando se fala da Equipe Claudio Lima, explicou ele, é essencial. Da esposa, também pedagogicamente. As decisões sempre são tomadas à três, ele, Kellen e a filha Maria Beatriz. Neste esforço em conjunto, também sua segunda filha e caçula, Natália.

 

PREFEITURA MUNICIPAL

Claudio fez agradecimentos também ao prefeito Márcio Artur de Matos, que é um desportista nato. Reuniões anteriores ao secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Nunes Flores, já se iniciaram, mas com Flores, foi destacada sua dedicação em apoiar o Taekwondo. Também lembrou Anderson Wendt, o Belo.

NOTA 10: O professor falou também que deve aguardar um pouco devido à pandemia, mas com o retorno das aulas, deve ser colocado em prática, o Projeto Nota 10, que visa trabalhar com os alunos das escolas municipais.

 

CALENDÁRIO DE PROVAS: OUTUBRO E NOVEMBRO

As próximas participações de Telêmaco são, de 11 atletas, inclusive, Isadora, no 25º Brazil Open de Taekwondo 2021, campeonato Internacional, em São José dos Pinhais, nos dias 16 e 17 de outubro. Em novembro, o Japs Combat, em Cascavel. No mesmo mês, de 24 a 28, na Barra da Tijuca, na capital Rio de Janeiro, o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo Poomsae. Isadora, atual vice-campeã paranaense, participará na competição Kyorugui (luta).

Um comunicado recebido por Claudio, é que por cuidados relacionados ao Covid, não será possível acontecer a competição da Categoria Infantil, então, de Arthur Marcondes Lopes, mas desde já fica sua classificação, meritosa, sendo razão de bastante orgulho à Telêmaco. Lá estará, Walter de Almeida, pela Categoria Master 2. O evento é promovido pela CBTKD – Confederação Brasileira de Taekwondo.

Os caminhos para se tornar aluno da Equipe Claudio Lima, é entrar em contato com o Grupo Despertar, pelo telefone (42) 9.8404 – 6550. Para aqueles que não conhecem a modalidade, uma aula experimental está garantida!

 

LEIA TAMBÉM:

VENHA PARA A COLISEU TOP TEAM ACADEMIA

RANCHO KS É REALIDADE PARTIDA DO SONHO! Professor Klécius comenta o empreendimento

GRUPO DESPERTAR FOI INAUGURADODiversas atrações, dentre elas, o Estúdio Développé

--

D