ONLINE
8




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

A

S

D

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


LUTADOR, GIMERSON FAZ SAPOPEMA DE OBRAS
LUTADOR, GIMERSON FAZ SAPOPEMA DE OBRAS

A relação dele com Curitiba e Brasília traz benefícios contínuos à cidade

d

2018-01-25 às 08:22:19) Nesta quarta-feira, na andança pela região do site Oberekando, mais uma parada fora em Sapopema, e lá, o prefeito Gimerson de Jesus Subtil fez um balanço de tantos fatos que têm trazido à cidade, medidas concretas em obras. Suas idas à Curitiba ou Brasília têm sido muito rentáveis.  “A maioria, senão a grande totalidade dos municípios, têm sido muito bem atendidas pelo Governo do Estado do Paraná. Caminham mais ou caminham menos, aqueles que dependem do prefeito e da equipe para correr atrás. Graças à Deus a gente tem corrido atrás e temos conseguido várias vitórias”.

Agradeceu ao deputado Valdir Rossoni, que é chefe da Casa Civil. Ao deputado Luiz Carlos Romanelli, ao governador Beto Richa, ao secretário da Saúde Micheli, à João Carlos Ortega (Sedu), ao Mounir Chaowiche, da Sanepar, “que a gente tem um ótimo relacionamento”, acrescentando que tem sido contemplado “de forma muito satisfatória, e ainda temos outras conquistas a anunciar”, tendo viagem marcada para se levar mais projetos à capital do Estado e elogiou a forma rápida de tramitação destes.

O prestar contas, e especialmente ele que usa de forma eficaz as redes sociais, avalia importante para explicar aos munícipes o por que não está na cidade: “Com certeza, se eu ficar no município, não vou conseguir os recursos da mesma forma, mas tenho que justificar o por que estou andando”. Ele afirmou que quando ausente, dá toda liberdade de resolutividade, aos seus secretários e que a população usufrua desta equipe: “Eles falam em nosso nome! Eles têm autonomia para resolver!”.

 

OBRAS

“Dentro de poucos dias vamos estar inaugurando várias obras no Bairro Lambari e Assentamento São Luiz II: Serão pontes, duas UBS´s, centro comunitário, e lá também vamos estar entregando e assinando convênios de serviços da Sanepar: Das 137 famílias, cerca de 80% serão atendidas com saneamento (água encanada e tratada), no São Luiz II”. Continuou: “O restante das famílias serão atendidas com recursos do deputado João Arruda, via Funasa”.

A UBS de Vida Nova, em construção, foi citada por Gimerson. Essa semana será publicado edital, onde se licita mais de 316 mil reais para equipamentos ao Hospital Municipal, que já passou por reforma. Outro veículo para transporte de pacientes será recebido. Um anúncio feito por ele, fora seu pedido à Rossoni, do uso do Hospital Regional de Telêmaco, apesar de Sapopema pertencer à Regional de Cornélio Procópio, pelo fato de ficar à 110 km e TB à 70 quilômetros: “Isso vai ser rediscutido!”.

Hoje (25) provável que ele esteja em Curitiba, entregando mais um projeto no Águas Paraná, contemplando mais um trecho de galeria pluvial e também retomada da pavimentação com pedras irregulares em estrada rural, e pela Secretaria da Agricultura. Neste contexto, elogiou também a atenção e performance de Norberto Anacleto Ortigara, como secretário estadual desta pasta. No entanto, no evento que acontece logo mais em Telêmaco, duas escolas contempladas devem receber ordem de serviço (OS), e farão parte do evento de hoje, com Rossoni, em Telêmaco: Anadir, no Vida Nova e Efigênia, no São Luiz II.

O deputado João Arruda é outro parceiro. O recebimento de uma escavadeira hidráulica, por março ou abril, ajudará muito na recuperação de estradas rurais, especialmente devido às chuvas. As frentes de trabalho de saneamento têm serviços dentro do prazo, e não deverá ter espanto se o trabalho for concluído, antes do cronograma, afirmou, elogiando a empresa construtora.

 

BOLSA FAMÍLIA

Uma questão séria e que da mesma forma, um trabalho com seriedade feito pela equipe social no programa Bolsa Família, vem combatendo com que famílias que estejam de forma irregular no programa assim continuem, e que declinem, seja de forma voluntária, ou mesmo, por esta equipe solicitada, que haja, de quem tiver conhecimento, a denúncia anônima ao saber de alguma família que assim o esteja, recebendo o benefício de forma irregular. O prefeito explicou que isso é uma questão de consciência cidadã e que ao declinar, pessoas que estejam em fila de espera, possam ser atendidas.

Um alerta dele é que, ao abrirem mão, em caso de não estarem adequados ao sistema, se por ventura um dia houver a real necessidade, a qualquer momento poderá acontecer a reinserção desta família: “Precisamos ter o compromisso com aqueles que realmente precisam. O programa de transferência de renda é fundamental para as famílias que dele necessitam, ‘de fato’. Só pode ter ciência disso, noção disso – ao contrário daqueles que chamam de bolsa esmola ou de bolsa isso, é porque essa pessoa nunca passou necessidade!”, - ao lembrar que ele próprio, mesmo depois que já tinha filhos e passou por necessidades mesmo, e sabe o que significa essa dificuldade. Por se tratar de uma auto declaração no ato da adesão, caso a pessoa tenha mentido, ela ficará sujeita à devolução do montante recebido. Neste caso Gimerson apela àqueles que não estejam precisando, que abram mão, indo até o Cras para isso fazer.