ONLINE
76




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


JHONATHAN E A SALA DO EMPREENDEDOR DE CURIÚVA
JHONATHAN E A SALA DO EMPREENDEDOR DE CURIÚVA

Fomento ao empresariado e demais iniciativas, comentadas pelo chefe municipal de Desenvolvimento Econômico

d

13/02/26 às 22:28:17) E no final desta quarta-feira, o diálogo do Oberekando em Curiúva foi com Jhonathan Timóteo, que é chefe de Desenvolvimento Econômico e responsável pela Sala do Empreendedor (SE), no município.

Ele tem se notabilizado também, fora do horário de trabalho, por um grupo de WhatsApp chamado Curiúva News, que já atingiu mais de mil inscritos.

“É uma satisfação imensa pra mim estar com você do meu lado. Esse bate-papo não é entrevista, e sim, uma conversa entre amigos. São 1.025 pessoas! O comércio local da cidade desenvolve ali dentro”, mas o assunto é a Sala do Empreendedor!

O conhecimento que ele tem, ajuda em muito o trabalho municipal ali exercido.

Das boas novas da Sala do Empreendedor, foi feita uma parceria com a Associação Comercial, e isso faz acontecer a vinda de mais recursos que fomentem o empreendedor, o empresário.

“A SE já era um sonho antes, só que ela não tinha uma sala física, um espaço físico pra ser atendido”, lembrando que a secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Patrícia Moura, ao qual hoje ele está subordinado, antes, fazia o que dava... tirava boleto, por vezes abria Mei´s.

Ele, que já fez o curso de agente de crédito, oferta serviços como a abertura de Mei´s, parcelamento, e emissão das Darf´s os microempreendedores. 

A oferta de cursos do Sebrae e oficinas, são mais uma marca, e em geral, acontece no plenário da Câmara Municipal. “Ali se faz o aperfeiçoamento do empresário ao mercado de trabalho”, levando-se em consideração as oscilações deste ramo, e que ele tenha que estar preparado para tais.

Citou Jhonathan também, a Fomento Paraná, que tem o menor juro no mercado, aonde para mulheres, a taxa é de 0,92% e homens, 1,1%. “Excelente! Baixíssimo demais! Nós estamos injetando dinheiro pro povo. Injetando dinheiro pra que o comércio decole, e não sinta uma possível crise que dê, entendeu?” 

Devido ao grau de conhecimento dele do comércio e pequenos empreendedores, foi perguntado se as pessoas que tiveram as vias públicas nas proximidades de seus estabelecimentos afetadas pelas reformas da área central, e  sim, que estas foram para deixá-las ainda melhores e atraentes, disse que sim, e que antes de se iniciar a obra, houve reunião com todos, e o compromisso de se fazer em partes, e não se iniciar um trecho, sem antes terminar e entregar um outro, primeiro. Vê ele que o mesmo fato se deu, na época da pavimentação de antes, ruas de terra, pois antes do asfalto e a poeira para se chegar a ele, o benefício é para sempre!

 

A IMPORTÂNCIA DE SE FORMALIZAR

Jhonão, como também é conhecido, fez um convite a quem deseja se formalizar enquanto empresário, e sobre a importância disto! É gratuito, basta trazer a documentação pessoal para se tornar um microempreendedor individual (Mei), e estar em dia com o pagamento mensal da Darf. Essa contribuição, lembrou, garante quase todos os direitos que o INSS proporciona a quem tem carteira assinada, além de se contar esse tempo, para efeito de aposentadoria. Ressaltou, com satisfação: “A partir do momento que o teu negócio decolar, você já vai subir de porte, e cada vez vai aumentando mais”, sendo que para isso, mais buscas por recursos e oficinas estão sendo feitas. De uma dessas oficinas, citou a de Compras Públicas e Licitações, e a importância de se adquirir conhecimento, e poderem, os próprios curiuvenses, participarem dessas vendas, em uma licitação, evitando assim que empresas de fora, detenham isso!

Nesta sexta-feira, ele teve uma reunião com o Sebrae, e foi elaborado o calendário e cronograma de 2026, e o foco é de novo, Compras Públicas, Orientação de Crédito e Inteligência Artificial. 

No ano passado, em Ponta Grossa, no meio do semestre, ele participou de uma assembleia aonde houve o lançamento da Rede Sim Paraná (Rede Nacional de Simplificação para a Abertura de Empresas), que hoje Curiúva faz parte, possibilitando a rápida e eficaz abertura de empresas.

d

Antes de encerrar a entrevista, agradeceu toda a liberdade de trabalho que tem, por parte de Patrícia Moura, e da mesma forma, quanto ao prefeito Christiano Borges. Anunciou ainda, que a Sala do Empreendedor receberá um carro exclusivo para maior eficácia dos trabalhos, e vindo da Casa Civil. Agradeceu ele também, ao vice-prefeito, Pithy, e ao secretário de Governo e chefe de Gabinete, Reinaldo Vicentin, sempre tão prontos a atender, da melhor forma. Claro que, a compreensão de seus familiares, pela correria, tanto na incumbência na Sala do Empreendedor, quanto no Curiúva News, fora motivo de agradecimento também dele!

A Sala do Empreendedor está localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão Prefeito Márcio da Aparecida Mainardes.

-- 

LEIA TAMBÉM:

Emprego é mais uma prioridade em Curiúva: Klabin e Panutrir fomentam o Mutirão da Agência do Trabalhador

DA AGÊNCIA DO TRABALHADOR DE CURIÚVA, GISELE: As vagas, as demandas atendidas e a maior adesão dos empregadores, foram as pautas

--