ONLINE
8




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


Imbauenses ganham super-creche

Obra foi inaugurada na abertura dos 22 anos da cidade 

2018-12-07 às 15:16:34) Foi entregue a Imbaú hoje, o Cmei Tia Lú, no Bairro São Cristóvão, pelo prefeito Lauzinho – Lauir de Oliveira -, também seu vice, Jocelino Couto, e pelo presidente da Câmara, vereador Manoel Eurides, conhecido como Pé Inchado. A secretária de Educação, Mara Betim, mostrou-se satisfeita e suas palavras deixaram claro isso. Ela, bem como os demais presentes, lembraram a memória da homenageada, professora Luciane Sowinski, cuja família representada, recebeu flores das autoridades.

A obra foi iniciada ainda na última gestão de Lauzinho, mas não teve sequência.  Necessitou de reforma, mas que enfim foi entregue: “Sabemos das dificuldades das mães e pais para colocarem seus filhos na creche. Falta muito espaço ainda para deixar como nós queremos, mas se Deus quiser, vamos completar essas creches”.  Quanto a homenageada com o nome do estabelecimento, Luciane Sowinski, a professora Lú, trabalhou, informou Lauzinho, nos oito anos anteriores com ele, enquanto fora prefeito. Ele aproveitou para convidar a todos para o festejo dos 22 anos da cidade.

O NRE se fez presente na inauguração, bem como secretários municipais e vereadores. O ato fez parte das ações que festejam os 22 anos de emancipação política de Imbaú, na época, distrito de Telêmaco Borba.

 

HISTÓRICO CMEI TIA LÚ (Fonte: PMI)

O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lú, localiza-se à Rua Jacutinga, s/nº, Bairro São Cristóvão no município de Imbaú – PR, ocupando uma área periférica total de 1.705 m². O CMEI iniciará suas atividades em fevereiro/2019 ofertando Educação Infantil de 0 a 3 anos, atendendo crianças de vários bairros do Município em período integral.

O nome do CMEI é uma homenagem póstuma a Professora Luciane Sowinski, que trabalhou na rede municipal de Imbaú de 2005 a 2013, ano de seu falecimento, a referida professora lecionou em várias escola do Município, mas sua paixão era a Educação infantil, nos últimos anos de trabalho ela atuou no CMEI juntos aos pequenos que a chamavam carinhosamente de “Tia Lú”.

O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lú, é uma instituição que será mantida pela Prefeitura Municipal de Imbaú e gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação. A clientela para atendimento no Centro são crianças moradoras das proximidades e crianças em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

As matriculas serão realizadas de acordo com a organização estabelecida no regimento escolar, o CMEI funcionará em regime integral, organizadas em grupos de acordo com a faixa etária. A equipe de profissionais que atuará no Centro de Educação Infantil será formada por uma diretora, uma coordenadora pedagógica, uma secretária, doze professores, cinco auxiliar de serviços gerais e uma cozinheira.

O Centro de Educação Infantil Tia Lú de Imbaú passam a se constituir enquanto espaço de educação e cuidado, num processo integrado, favorecendo o desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 3 anos, oferecendo-lhes as reais condições para que se constituam plenamente. Sendo assim o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lú deve proporcionar: uma aprendizagem permanente; a reflexão crítica; solidariedade; ação em responsabilidade individual e social; o enfrentamento de problemas; o ter utopia, ao orientar a construção de seu projeto de vida e de sociedade; avaliação diagnóstica e contínua, visando o crescimento da criança em todos os aspectos.

 

LEIA TAMBÉM:

LAUZINHO E OS 22 ANOS DE IMBAÚ. Festejos iniciam hoje e vão até domingo