ONLINE
16




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


IDF e a Comunidade: Saúde e Nutrição

Na semana em que se comemora este dia, a nutricionista do Hospital IDF, Mariana Jesus, separou algumas dicas para você

FONTE: IDF

2018-03-30 às 10:26:17) O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil em 31 de março. Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre como uma boa alimentação pode influenciar positivamente no bem-estar de cada pessoa. 

Uma alimentação saudável está ligada não somente a fatores estéticos, mas também a saúde e a qualidade de vida. Pensando assim, suas escolhas na hora de alimentar-se, fazem toda a diferença. 

Busque ingerir alimentos, minimamente processados, ou seja, o mais ‘in natura’ possível. Fique longe dos industrializados e dos que contém alto teor de gordura, açúcares e sódio, quando for ao supermercado. 

O sódio é o principal componente do sal de cozinha, e está presente em produtos industrializados, enlatados, embutidos e congelados. Seu consumo excessivo pode levar à hipertensão arterial, aumento do risco de infarto, AVC e insuficiência renal. 

Outra dica importante é ficar atento a quantidade de óleo consumida em sua casa. Você sabia que segundo o Ministério da Saúde, uma lata de 900ml é suficiente para o preparo de alimentos de uma família de quatro pessoas durante um mês? Se seu consumo está maior, significa que você pode estar exagerando nas frituras ou usando muito óleo para temperar ou cozinhar os alimentos. 

Cuidado também com o açúcar! O consumo excessivo do açúcar simples (açúcar de mesa – sacarose, presente também em guloseimas, refrigerantes, biscoitos recheados, bolos industrializados, achocolatados, sucos artificiais), está associado a deficiência de nutrientes essenciais, como cálcio, vitamina A, ferro, zinco, fibras. Dessa forma, acaba por desencadear doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, doenças ósseas, articulares, renal, hepática, dislipidemia, asma, distúrbios de sono e cáries dentárias. 

A hidratação é um outro ponto importante para a saúde! A água constitui mais de 60% do nosso corpo, ela é indispensável em diversas funções do nosso organismo, atuando no controle da temperatura corporal, na lubrificação das articulações, na proteção de tecidos e órgãos, na limpeza do organismo e eliminação de impurezas, por meio da urina. Além disso, ela também regula o apetite, e tem ação em outras importantes funções. Portanto, tenha sempre uma garrafa de água, e busque ingerir em média 2 litros desse liquido por dia. 

Caso esteja buscando uma vida mais saudável e livre dos excessos, essas dicas são importantíssimas para serem aplicadas no dia a dia. Mas é essencial também, que procure um profissional nutricionista para avaliar suas características individuais e elaborar uma dieta que contemple suas necessidades e te oriente da forma correta para alcançar seus objetivos. E tenha sempre em mente, essa frase de Hipócrates: “Que teu alimento seja o teu medicamento”.

 

CUIDADO COM OS COLABORADORES DO IDF

sd

Neste sentido, a profissional Mariana também executou a pesagem dos colaboradores, bem como uma série de medições, além de preparar uma mesa, 'atraente', porém, super saudável em termos nutricionais”. O principal objetivo foi trazer a eles que é sim, possível se alimentar, porém mudando formas do preparo daquilo que se vai ingerir, por exemplo. Maiores detalhes, Mariana está a sua disposição, no IDF.

 

LEIA TAMBÉM:

IDF: "AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!"