Vereador comenta de sua relação com o Executivo, e com a população, e ações
2023-06-22 às 14:01:19) A entrevista da série Vereadores de Telêmaco Borba, foi desta feita com António Carlos Flenik, ou, Tonhinho Flenik, como é mais conhecido. Já falaram ao Site, nesta rodada, o presidente da Câmara, Miltinho, também Ezequiel Betim, Elis e Sassá.
Nascido em Iretama, e seus pais tendo vindo para Telêmaco quando o entrevistado tinha entre sete ou oito anos, trabalhou na Klabin, por quase 20 anos, no restaurante industrial e depois, no fabril, e aproveitou a ocasião para fazer o curso de Celulose e Papel, e compôs, em seguida, o Governo Eros Danilo Araújo, aonde trabalhou como assistente administrativo na Educação. De 2005 à 2012, foi presidente da Associação de Moradores, nas imediações do Jardim Cristina, Vila Rosa e Jardim Itália.
“Eu trabalhei no Gabinete do Dr. Márcio no primeiro mandato dele, e eu era responsável por essa gestão de praças, e de ver aonde seriam necessárias essas melhorias, e aqui na Área 2 tinha este espaço abandonado, que pertencia ao Governo do Estado, e que a Prefeitura, o Dr. Márcio, não poderia fazer nada aqui. Os prefeitos anteriores tentaram, não conseguiram, e eu como estava ali, na Integração Comunitária, já estava acertando outros bairros, já estava tudo certo de fazer os Centro de Esporte e Lazer”. Na época, ele lembra que pessoalmente, entregou a documentação ao deputado estadual Alexandre Curi, era governador, Beto Richa, e hoje o resultado, uma bela praça, em frente ao Colégio Estadual Cívico Militar São Pedro.
Para semana que vem está prevista a colocação de iluminação na quadra, hoje sintética, no local, e o vereador já pede a ajuda de todos, que cuidem da iluminação, liguem para as autoridades competentes se perceberem situações de vandalismo, e alerta que o sistema de monitoramento tem flagrado situações desagradáveis de depredação e roubos de fiação, cujas providências legais estão sendo tomadas, e lamenta, que quem perde com isso, mais que a Prefeitura, é o povo, que é o pagador de impostos.
Ele, que reside no Vila Cristina, mas atua também, além de toda Telêmaco, nos bairros próximos de onde mora, que são Vila Esperança, Jardim Itália, e Vila Rosa, conta com um fator diferenciado, pois, morando nem tanto no mesmo bairro, mas quase que em casa não tão distante do vereador Felipe Pedroso, disse que quem ganha com isso, é a população da circunvizinhança, pois há diálogos conjuntos, para melhorias que podem ser conquistadas.
RELAÇÃO COM O PREFEITO, SECRETÁRIOS E DEMAIS VEREADORES
A relação dele com o prefeito Márcio é bastante positiva. Disse, neste sentido, que comentou com o secretário de Trabalho e Indústria, Weliton Franco, e na época, ainda apresentou ao secretário de Gabinete, Luiz Fernando Matos, o projeto hortas comunitárias urbanas, que promete dar renda às famílias, e serão usados, os terrenos baldios dentro da cidade, evitando, inclusive, de que como acontece hoje, sejam depósitos desordenados e ilegais, de lixos. Aproveitou, o vereador, e elogiou projetos, como a Feira da Lua e a Feira do Bem, que na Vila Esperança, inclusive, avisa, passou, da Do Bem, a ser centralizada ao lado da quadra, ao invés de nas proximidades da escola. Também, com os vereadores, disse que é ótima a relação, mas que divergências, podem haver com as ideias, mas jamais se perder o respeito.
De uma forma bem humorada, perguntado quais os secretários que mais perturba, no sentido de fazer reivindicações, disse ser Paulo Sérgio, o Tatu, de Obras, também Nando, Rosimeyre Antunes, da Educação, Anderson Catto, da Saúde, mas que felizmente, tem livre e satisfatório trânsito com todos.
EMPENHO
Perguntado quais as principais frentes de trabalho que têm, disse que acorda cedo, e que possui grande contato com os presidentes das associações de moradores, e a construção de centros comunitários, é também, seu empenho, lembrando que neste período, três, que são Jardim Itália, entregue, e foi iniciado o Jardim União, enaltecendo o presidente local, Patrick Hernandes, e o São João, que é presidente, Claudinei Santos Vidal. Os dois últimos, que devem ser entregues em breve. O São Félix, e Vila Isabel, são outros pleitos.
O Cmei Anita Malfatti, no Itália, foi mais um de seus esforços, inclusive, correndo atrás da documentação do terreno, em relação aos bairros da região em que ele reside.
BARULHO DE ESCAPAMENTOS ABERTOS E CABOS DE INTERNET SOLTOS E DESCONEXOS
Duas situações colocadas à ele, são os barulhos de escapamentos abertos em motocicletas, e som alto em carros, além de cabos de internet, ou arrebentados, ou totalmente soltos e bambos; enfeiando a cidade, além de estarem em muitos locais, abaixo do padrão mínimo de altura. Quanto ao primeiro, parabenizou-se a Polícia Militar e ao TBTran, pois já está bem melhor que estava, e vê, que com a criação, em breve, da Guarda Municipal, isso será ainda melhorado. Da questão dos cabos, se permitiu lembrar que os vereadores Siderlei Siqueira e Felipe Pedroso citaram isso, bem como foi pautada, também na sessão da última segunda-feira.
Toninho exaltou o trabalho de suas assessoras, a Lais e Néia, e aos que já lá estiveram em seu Gabinete, ao Jackson e Marcelinho.
O complexo de esporte e lazer para a Vila Esperança é uma luta dele, bem como, a cobertura da quadra da Escola 31 de Março, que está na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Nas emendas impositivas, colocou um playground atrás do centro comunitário da Vila Esperança, a complementação do complexo de lazer no Jardim Alvorada e um playground na Morada do Sol, são de sua autoria.
A baixa presença da população nas audiências públicas é algo que marca Telêmaco, e de forma negativa. Na elaboração do orçamento, por exemplo, sugestões da população são permitidas, com emendas, lembrando Toninho isso, quando pedido que conclamasse a população a melhor participar destes momentos em que se decidem no que se vai investir em Telêmaco.
Ao finalizar o bate-papo, novamente ele agradeceu a toda a população, aos seus eleitores, às assessoras, e de forma muito especial, aos seus filhos, pelo apoio incondicional recebido. Também, ao prefeito Márcio, Dona Rita, a vice-prefeita, e a todo o secretariado, bem como aos demais pares, da Casa de Leis.
--
RELEMBRE
ELEITO, TONINHO FLENIK NO OBEREKANDO: Ele foi assessor de Integração Comunitária de Márcio
--