O diretor, professor Heliton, comentou das melhorias que vem recebendo
2022-09-16 às 09:26:57) A terceira rodada de entrevistas que percorrerá todas as instituições da Rede de Ensino Municipal curiuvense, foi na Escola Rural Municipal Profª Eloína Markowcz Honorato, com o diretor, o professor Heliton de Paula Rodrigues. Esta, se localiza no Bairro Taboão.
Com vasta experiência na Educação, inclusive tendo atuado na Educação Especial, e de uma grande humildade, disse o professor: “A gente sempre fala ‘eu estou como diretor agora’. É um período curto e a gente tenta fazer o melhor possível com isso, mas sempre como professor. O professor sempre vem primeiro. Às vezes as pessoas perguntam pra mim aonde eu estou trabalhando agora, e eu respondo que estou na Eloína, mas nunca lembro de falar que estou como diretor”.
O respeito aos moradores das áreas mais afastadas do centro da cidade e àqueles que continuam residindo na zona rural é marca importante na atenção dada às escolas como é o caso no Taboão, localizado na rodovia de acesso à Figueira. Dizer ‘não’ ao êxodo rural é outro ponto! “A Secretaria de Educação tem uma visão bem interessante nesta questão, porque ela dá valor e investe bastante nos bairros, e o Bairro do Taboão é um dos que tem esta visão diferenciada, tanto que o investimento não é só na escola. A gente tem um atendimento muito interessante no postinho, com os médicos vindo até aqui, temos uma pista de caminhada diferente no bairro. A gente tem a academia da saúde..., e com a escola não é diferente”.
São dois períodos, ou seja, com crianças dos 3º e 5º anos pela manhã, e 1º e 2º à tarde. Hoje não têm alunos que demandam o quarto ano, mas se tivessem, explicou, estes seriam bem vindos. O sistema de ensino é multisseriado. Atualmente, são 19 alunos, e os professores Bruno Emanoel Coelho Pereira atende o terceiro e quinto ano, e Charlene Xavier Correia, o primeiro e segundo ano. A coordenadora pedagógica é a professora Diomara Fortes Kubiaki. Já, quase com 27 anos de também excelente serviço à esta escola, Maria Roseli Mendes, no serviços gerais, ou como é carinhosamente conhecida esta função, ela é a Tia do Lanche.
O diretor destacou o atendimento dado aos alunos, e o carinho da secretária municipal de Educação, professora Claudete Assunção, também pelas escolas rurais, e a igualdade na atenção, tanto pelas instituições dentro como fora do perímetro urbano do município. O cardápio da merenda, os equipamentos da secretaria e melhorias necessárias sempre são olhadas, ele citou, além de “uma conversa estreita com os outros diretores. O município de Curiúva caminhada junto. Isso com a visão da Claudete e o aval do prefeito Nato”.
A quadra de esportes, coberta, dentro da escola, foi construída também em uma visão de atendimento à comunidade, e depois que for entregue a ampliação com arquibancadas e pintura, haverá a organização em que todos os moradores, escalonadamente, usufruam deste espaço. Neste sentido, há um trabalho feito por Marcos Vinícius da Cunha, o Chiuck, que é o diretor de Esportes municipal: “Temos toda a orientação de trazer os benefícios também para o bairro”. Outro atendimento é ao Programa do Leite, que é uma iniciativa da Assistência Social, que tem como secretária municipal, Kely Vicentin.
Heliton explicou que se está num processo de melhorias das instalações futuramente, com ampliação para melhor atendimento aos alunos e especialmente, professores e equipe. No período ainda de pandemia, que a Educação não parou, foi instalado o parquinho (playground), bem como o mobiliário também modernizado.
Destacou por fim o professor, a qualidade do ensino, exigido pelo olhar atencioso do prefeito Nato e da secretária de Educação, a todos os alunos, e a atenção dispensada aos funcionários, também agradecendo a cada servidor da Secretária, indistintamente. Ele destacou a acessibilidade que se tem com toda a equipe da Administração, quando também lembrou de Reinaldo Vicentin, que tem essa secretaria, e está na chefia de gabinete.
--
LEIA TAMBÉM: