Ontem a instituição completou 30 anos. Professora Adriana despede-se deste ofício
2022-09-23 às 15:00:45) Hoje foi um dia especial à Escola Municipal Professora Etelvina Arzua Costa, localizada na Área 2, em Telêmaco. Ontem, foram 30 anos de sua fundação! E nesta manhã, a apresentação da fanfarra, que por um período estava desativada.
Também, esta data, devido a aposentadoria que se aproxima, marca a última apresentação como instrutora, da professora Adriana Silva, que por muitos anos, esteve à frente de diversas fanfarras.
A Etelvina, assim chamada com carinho pela comunidade escolar, tem hoje, 452 alunos, e sua diretora é a professora Luciana de Lima Souza.
“A nossa escola há tempos atrás já tinha fanfarra, mas ficou alguns anos sem, mas nós estreamos novamente este ano. É uma grande alegria este momento para todos nós, e um orgulho muito grande, de ver todo o apoio da comunidade, dos pais, e professores, com relação a este dia tão importante que é a Independência do Brasil 200 anos”. Já, quanto a despedida da professora Adriana, deste bonito ofício, declarou: “Por muitos anos ela desenvolve este trabalho nas escolas, e este ano nós tivemos a sorte de tê-la para desenvolver, e é o ano de aposentadoria dela. Então ela também está fechando com chave de ouro!”.
Para Adriana, é um momento muito especial: “Pra mim a fanfarra é uma coisa, que eu nunca pude! Meus pais nunca tiveram condições de comprar uniforme de fanfarra. Então, eu nunca desfilei, e quando eu fui ajudar, eu conseguia pegar mais fácil as cadências, então eu passei a ser instrutora. Eu nunca desfilei... sou apenas uma instrutora, mas todo meu trabalho... ele só vale a pena, por causa dos alunos! Eles são excepcionais, porque quando eles não querem aprender, não sai fanfarra, e a fanfarra só ficou maravilhosa, do jeito que ela é, devido à dedicação deles! Eu posso ser a melhor, mas eles têm que ser os melhores, e com toda certeza do mundo... eles são os melhores!”.
Um dos pais, atentos em seu celular para registrar seu filho, Enzo Henrique, estudante do quarto ano, que pela primeira vez foi músico de uma fanfarra, foi Giovane Soares. Feliz, disse: “Tem que ser valorizado sempre. É um trabalho que não pode ter deixado passar. Eu acredito que embora tenha tido a chuva, sim, mas deveria ser programado uma outra data”.
O vereador Antonio Marco de Almeida lá esteve.
--
CLIQUE ABAIXO E RELEMBRE COMO O OBEREKANDO NOTICIOU OS DESFILES E MANIFESTAÇÕES PELA PÁTRIA, NOS ANOS ANTERIORES:
2021: TELÊMACO BORBA COMEMOROU À PÁTRIA: Carreata, com motos também, saiu do Parque da Cidade
2020 (Realizada Entrevista com a Deputada Federal Aline Sleutjes, direto de Brasília)
2015 (Realizado uma semana após data oficial, em decorrência de chuva)
2014 (Como devido à chuva, não foi possível ser realizado em sua data específica, foi transferido para o ano seguinte, sendo no dia do Cinquentenário de Telêmaco Borba, em 21 de Março de 2015)