ONLINE
23




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


EM TB: Coordenadora de Políticas para Mulheres
EM TB: Coordenadora de Políticas para Mulheres

Representante do Governo Estadual participa de encontro da Rede de Combate à Violência Contra Mulher

e3

16-07-2015 às 11:55:53) A coordenadora de Políticas para Mulheres, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, Terezinha Ramos, participa neste momento no auditório da Secretaria de Educação de Telêmaco Borba, da 1ª Reunião de Integração das Ações do Pacto Nacional do Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. O evento é organizado pela articuladora do Pacto na região que abrange municípios circunvizinhos de Telêmaco Borba, Bibiana Maria Gil Copetti Santos.

e e

Fazem-se presentes, além do prefeito Luiz Carlos Gibson, também o delegado da Policia Civil de Telêmaco Borba, Nilson Rodrigues da Silva, os secretários municipais de Saúde, Cláudio de Souza, e da Educação, Celso Augusto de Souza, além do diretor da 21º Regional de Saúde, Roberto Amazutti Franco.

TEREZINHA: A discriminação contra as mulheres é inaceitável

Dentro a área de sua atuação, Terezinha avalia avanços das mulheres, como aumento de escolaridade e a ocupação de papéis na sociedade que historicamente eram desempenhados por homens, “mas ainda falta a equidade de salários”.  Outro lamento dela é quanto à discriminação a essas, pela diferença racial, apontando de que não se vê, por exemplo; negra, índia, ou pele amarela como uma gerente de banco.

r ed

Terezinha convoca a toda desconstrução de paradigmas que levem à desigualdade contra as mulheres.  Quando citada a Educação como forma desse combate, eis sua posição: “A Educação é fundamental com embates sobre esses temas. É inaceitável que uma pessoa possa ser discriminada por sua cor de pele, seu cabelo, seu sexo e sua orientação sexual”.

Ela recorda que a constatação de que a maioria dos agressores são homens violentos, aponta também que na maioria das vezes esses veem de um histórico de violência. “Existe um número altíssimo nesse sentido. Esse enfrentamento passa pelas políticas públicas, e isso com a transversalidade das ações”. Isso significa a união de diversos setores, e nos governos, as ações inter-secretarias.

Terezinha eleva, por vários momentos, o significante trabalho executado por Bibiana, fazendo com isso com que Telêmaco seja referência nesse sentido, sobretudo pelo “comprometimento de Bibiana”. O abraçar a causa, por parte do prefeito municipal, foi destacado por ela.

O prefeito disse que no início, até certo amedrontamento houve por sua parte, porque eram muitos os casos de violência contra as mulheres no município, e que em primeiro momento o que se passava em mente era a prisão desses. Logo em seguida, se aprofundado na questão das Redes de Enfrentamento, viu-se que com diversas medidas, essa questão tende a se estabilizar.  

PROGRAMAÇÃO

9hs às 11:30hs:

      -  Apresentação do Município Polo de Telêmaco Borba

      - Apresentação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da SEDS

        e Gestora Estadual do Pacto Nacional

 13:30hs às 16hs :

     - Reunião com os Escritórios Regionais de Ponta Grossa e Jacarezinho.

 

Leia Também:

ESTA É A MINHA OPINIÃO