«
Abril
,
2025
»
DmSgTrQaQiSxSb
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910

ONLINE
20




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


DR. EROS, DA EDUCAÇÃO, FALOU AO OBEREKANDO
DR. EROS, DA EDUCAÇÃO, FALOU AO OBEREKANDO

Além de sua pasta, também o atual momento do Executivo, em pauta 

 x

09/04/25 às 08:46:16) A entrevista gravada ontem, foi o com ex-prefeito Eros Danilo Araújo, e atual secretário municipal de Educação, de Telêmaco Borba. Ele é nascido em Marilândia do Sul, em 6 de novembro de 1956, e esposo da prefeita Rita Mara de Paula Araújo. Na pauta, claro, a Educação, e fora também citado o atual momento do Poder Executivo.

“Benvindo... você Oberekando, e nós aqui, demandando educação! Educação na ação. Graças à Deus nós chegamos até aqui! Parabéns pelo Dia do Jornalista (07/04), e peço que você tranquilize sua alma, com relação a reconhecimento maior, porque nós vivemos momentos muito turbulentos na história da humanidade, e tenho certeza que quando você estava na Irlanda, não estava este vuco-vuco mundial a respeito da economia, que nos assalta todo dia, susto, o mundo muda, como é que fica o comércio, como é que ficam os salários, como é que ficam as coisas, e essas são responsabilidades, entendo eu, nomeado pela prefeita Rita, secretário municipal de Educação, e são demandas que necessitamos interagir parte a parte”, enfatizando a importância da profissão do jornalista, e de bem informar, e especialmente quando este Site o parabenizou pela postura ponderada dele a da prefeita, quando o Oberekando fez lives que viu se fizeram necessárias.

S

De início, foi agradecido ao secretário por tão prontamente, colocar transporte para os estudantes que usam da Rua Vereador José Ozório de Camargo (a antiga Rua Paraguai) para fazer a travessia da PR160, e acessar as escolas, tanto a estadual, Padre Anchieta, como a municipal, D. Pedro, neste momento de obras da trincheira. Esta sugestão à época, foi em reunião entre moradores da circunvizinhança e Klabin.

“Educar, na minha condição, de médico por formação, é orientar, instruir, instrumentar pessoas, crianças, no período pueril, depois infantil; depois adolescente, depois jovem..., é instrumentar para a vida”.

Buscar uma educação de primeiro mundo é o que espera, segundo ele, tanto o governo federal, quanto do Estado, e municipal, quando fora citado que os maiores investimentos nos países de ponta, são feitos no início do ciclo escolar, e Eros lembrou do que fala Ratinho Júnior, de que o Paraná tem a melhor Educação do Brasil. Hoje a Secretária Municipal de Educação conta com mais de mil colaboradores, 23 escolas e 16 centros municipais de educação infantis (Cemei’s),  “e estamos em processo de entender toda esta estrutura, e adequar. O que é bom damos continuidade, o que não é tão bom, estamos procurando adequar”, colocando os novos desafios à frente, e instrumentalizando também os colaboradores. Disse que todos estes desafios estão sendo trabalhados, junto com as professoras Edina Guimarães, Edina Medalha que são chefs de Divisões, e a professora Delvane, no Planejamento de Ensino, e destacou “a ação eficaz e eficiente de todos os nossos colaboradores”.

Lembrou do trabalho dos vereadores, indo até as instituições, e vê isso como positivo, mostrando situações que deverão ser sanadas, como goteiras, problemas de manutenção hidráulica, dentre outros, e disse, que na própria sede da Secretaria existe goteira, mas que, “estamos priorizando nossas escolas e cemei’s, com relação à melhoria na infraestrutura, mas estamos trabalhando também, fortemente, no planejamento de Ensino, e na Administração de Ensino, e são vários setores. Aqui temos também o Centro Municipal de Atenção Especializada, o CMAE”, recordando que na semana passada este, elaborou o evento relacionado ao Dia Internacional e Mês de Conscientização do Autismo (Coberto pelo Oberekando, quando na Casa da Cultura. Clique aqui e confira). Neste momento, Danilo disse da consonância de trabalho intersecretarias, no caso, Educação e Saúde, e atendimento aos autistas, foi quando o Site lembrou o atual momento da Saúde, tão difundido, inclusive, em rede social: “A prefeita Rita, já nos determinou, e estamos em processo de trabalhar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e da Secretaria Municipal de Educação, e também estamos aventando a possibilidade de incluir Cultura e Esportes, no sentido de termos interação, integração, em melhores resultados em saúde, prosperidade, e felicidade, para homens e mulheres de todas as idades, começando lá, com as nossas crianças!”.

Um grande problema por vezes, e especialmente, em grandes centros, é uma certa imposição de situações que envolvam questões de gêneros, e em ambientes aonde se têm, estudantes, ainda crianças. Neste sentido, foi perguntado ao entrevistado se as famílias de Telêmaco podem ficar tranquilizadas que nada será imposto, goela abaixo, aos pequenos (em idade) estudantes, quanto a isto: “Nós temos temas sociais, educacionais, temos temas morais e espirituais, e etc, a serem tratados neste contexto. E entendo, e minha formação médica não me permite fazer diferenciação entre esta ou aquela preferência, mas nós temos um cabedal de Leis, normas, e regras, ditadas pelo Ministério da Educação, pela Secretaria Estadual de Educação, e até mesmo, dentro da Secretaria Municipal de Educação, as quais você colocou que teve um juramento (No dia da Graduação, em Jornalismo), e eu tive por uma ocasião o juramento profissional (Medicina) e ao assumir um cargo, também reforço esse juramento, de respeito à vida, às condições éticas e morais que regem o convívio humano, e me cabe respeitar todo e qualquer ser-humano que faça as suas opções, mas também estou limitado a assumir demandas que não estão dentro do escopo legal, do escopo formal, de uma Secretaria Municipal de Educação que neste momento me foi delegada para estar na condição de secretário e gestor da pasta. Então tranquilizo sim, às famílias, os pais e as mães, que à medida que possam surgir temas desta natureza, cada caso será tratado pontualmente no sentido de que todas as pessoas recebam, minimamente, o respeito necessário”.

O Oberekando fez questão, neste momento, de reafirmar todo o respeito, a todos os gêneros, apenas, novamente firmemente pedir: “Não mexam com a inocência, e essência, de nossas crianças!”.

Foi deixado um espaço ao finalizar a entrevista, a que o secretário, como esposo da atual prefeita, e ex-prefeito que foi, o primeiro que teve a reeleição, após isto instituído, falar direto à comunidade, e especialmente, quanto o que se encontra em rede social, no atual estágio da Administração. O Oberekando não tem este ou aquele lado, convém citar, mas este ato é de suma importância, até pelo inaugurar da primeira vez que Telêmaco tem o privilégio de ser governada por uma mulher: “Na qualidade de ex-prefeito, e marido da prefeita Rita, eu penso, e mais que pensar, eu tenho certeza que Telêmaco está em boas mãos, e ela, está com a firme disposição de colocar Telêmaco Borba nas condições necessárias e suficientes, para o bom atendimento. E se há, circunstâncias que não estão adequadas; também, eu penso que é uma qualidade da atual prefeita, tomar atitude, e não manter assuntos, tensos e graves, reservados! Que sejam tratados dentro dos foros adequados, para que Telêmaco Borba cresça e apareça. E com esta prefeita, especialmente, eu tenho um convívio de 38 anos, e sei das habilidades e competências que esta mulher carrega. Então, estamos com ela no que der e vier no contexto administrativo, e tenho por certo e claro, que chegaremos a bom porto, apesar desse balanço, deste saculejo, na Secretaria Municipal de Saúde. Há um orçamento municipal a ser observado, respeitado e a ser adequado ao uso das demandas da comunidade, e o que é necessário corrigir, eu penso que ela está fazendo, em tempo oportuno, para que a Administração possa prosseguir atendendo, com responsabilidade, e lembrando, a cada cidadão, dos seus deveres, para com a cidade, para com o município, e para com a nação! Deus abençoe você, e obrigado por ter vindo, e estamos aqui à disposição para uma outra ocasião”.

--

LEIA TAMBÉM:

DONA RITA CONCLUI ENTREVISTAS COM ELEITOS: Renomeação de secretários, histórico de campanha e temas diversos

--