ONLINE
42




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


DIA DO ADVOGADO: DRS. IVO E JULIANO BONA
DIA DO ADVOGADO: DRS. IVO E JULIANO BONA

Em família, o Direito como profissão

d

11/08/25 às 07:09:24) Hoje, 11 de agosto, Dia do Advogado, o Oberekando tem a satisfação de uma entrevista especial, com pai e filho, uma família que traz de berço, o amor pelo Direito. Trata-se dos doutores Ivo Tadeo Bona e Juliano Rebonato Bona. O pai, Dr. Ivo, com o registro da Ordem dos Advogados 4.141, e formado pela UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa, e o filho, Dr. Juliano, sob o registro 35.656, e graduado pela Universidade Federal do Paraná.

Respondendo o que significa esta data, disse o patriarca: “É um dia importante, sabendo zelar por esta classe, porque a advocacia... ela faz parte, e é membro importante dentro da Justiça. A gente pôde e pode participar deste órgão tão importante no mundo, na sociedade e em todos os tempos. A Justiça é muito importante! A gente pode se por, então, no Dia do Advogado, que é este elemento que participa com a Justiça, junto com o promotor, com o Ministério Público, e com o juiz, em todas as áreas, e ele está desempenhando um papel muito importante. Por isso que eu me orgulho de ser advogado, e ter sido participante desta Justiça neste período todo”.

 Dr. Ivo iniciou sua graduação na Universidade Vale do Itajaí, a Univale, atualmente.

Juliano lembra lá pelos seus 10 a 12 anos, e vendo seu pai ‘muito caxias’ no exercício da profissão, levando trabalho para casa, “e aí, sem compromisso, acabava foleando um processo e outro ali, ia dando uma lida, para questão de curiosidade de criança, pré-adolescente, pra conhecimento. Eu não tive nenhuma pressão por parte dele, para fazer Direito, pelo contrário, acredito até que ele quisesse que eu seguisse uma outra área, face às dificuldades que a gente têm na nossa atividade, mas aquilo foi me despertando o interesse pela área do Direito, de poder ajudar as pessoas, ser a voz destas pessoas dentro do Poder Judiciário, para conseguir fazer a justiça”.

 

ATUAÇÃO DE DR. JULIANO NA DIRETORIA DA OAB E HOMEGAGEM AOS 50 ANOS DE DR. IVO NA ADVOCACIA

s

O filho lembrou que entre 2018 a 19, foi convidado a participar da diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Telêmaco Borba, aonde assumiu como secretário geral, e na primeira gestão do Dr. Leandro de Castro, na presidência, foi seu vice.

Atualmente, ele exerce como delegado da Caixa de Assistência dos Advogados.

Quanto a homenagem à Bodas de Ouro de seu pai, na Advocacia, disse: “Para mim, é uma grande satisfação ver que ele atua a mais de 50 anos na área jurídica. Obviamente, é um exemplo de correção, também neste quesito, de combater as injustiças, de procurar fazer justiça, procurar defender os seus clientes. Isso me deixa muito orgulhoso! É uma responsabilidade a gente dar sequência a esta atuação na área do Direito, principalmente numa cidade do tamanho de Telêmaco Borba, região que você acaba sendo conhecido pelo nome. Então, eu vejo que hoje vem clientes... já vieram muitos clientes, que o pai atendeu, há 20, 30 ou 40 anos atrás, época que eu nem estava fazendo Direito, e o pessoal vem procurar a gente pelo bom atendimento que teve lá no passado.

 

O BOM RELACIONAMENTO ENTRE OS PARES DA JUSTIÇA

A justiça, para Dr. Juliano, é feita do juiz, promotor e do advogado, e “o advogado é um pilar essencial. Esse bom relacionamento que a gente busca ter com o Judiciário e com o representante do Ministério Público, é justamente para fazer a justiça. Em nenhum momento você tenta ter algum benefício próprio, mas você tenta manter um respeito. Está todo mundo no mesmo patamar”.

Respondendo ao Oberekando, se ser advogado, o ajudou no exercício do cargo de vice-prefeito, na época em que era o majoritário, Carlos Hugo Wolff Von Graffen; Dr. Ivo disse que sim: “Quem faz Direito, e se preocupa com o Direito, e tenta andar sem descaminhos, ele abre um leque muito grande, para tudo, para não se fazer injustiça, mesmo quando você está num cargo público”. Inclusive, lembra ele, que quando foi eleito com Dr. Carlos, fez questão de deixar as aulas que lecionava na Faculdade, de Letras, justamente para que não fosse relapso e tivesse aulas que deixassem os alunos prejudicados por isso, e pudesse se dedicar 100% à Administração, tendo frequência permanente, inclusive, nas reuniões da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais).

VIDA NO SEMINÁRIO: O fato também de Ivo ter estudado para ser padre, acabou por ajudar muito na carreira que viria depois, de operador do Direito. Ele... com dois irmãos sacerdotes! Os sete ou oito anos que esteve lá, “a missão, eu executo até hoje, e sempre estendi a mão para pessoas, como me estenderam sempre!”. Fez questão de exaltar os Irmãos Salesianos, que o deram o alicerce certo, para vencer na vida.

 

A VIDA EM FAMÍLIA: O HOME OFFICE E O EXCESSO DE TRABALHO

Também foi comentado, a importância da família, e ao mesmo tempo, a compreensão desta, quando nela, existe um advogado. O montante de trabalho lhes exige muita atenção, e na pandemia, por exemplo, fora uma prova de fogo: Quando os profissionais, operadores do Direito, se davam conta, passavam muito além daquele tempo que o faziam habitualmente, em seus escritórios, e Juliano disse que se deu isso, com ele, mas, logo, se policiou, e sempre, cuida bem esta questão, sabendo dividir trabalho e vida pessoal familiar, dando o devido período, para estar com filhos, esposa e demais familiares.

 

E A FAMOSA ‘SÓ UMA PERGUNTINHA’

Sabendo que muitas vezes, o amigo do futebol, a amiga que juntas frequentam o mesmo salão de beleza, e em comum, ambos os personagens, são advogados, não raramente, são vítimas das famosas perguntinhas, que na verdade, são consultas advocatícias... e qual advogado nunca passou por isso!

Juliano assim definiu a velha e carcomida desculpa, que é uma famosa tática, a nomeando com bom humor: “É só uma perguntinha!”.

Aos poucos isso tem mudado, felizmente!

s

O bate-papo foi encerrado com ambos, deixando suas mensagens, especialmente aos amigos de profissão, mas para toda a comunidade. Foi expressado também, os cumprimentos aos componentes da Subseção de Telêmaco, na pessoa do presidente, o Dr. Leandro de Castro. É seu vice, o Dr. Luiz Henrique de Oliveira.

Além de advogado, Dr. Ivo está a frente da Imobiliária Lira.

--

LEIA TAMBÉM:

DR. IVO BONA, DA LIRA, E TANTAS JORNADAS: O advogado, professor, político e empresário, no batente desde os nove anos