ONLINE
12




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


CORONA: Coletiva na Acitel com Saúde e empresários

É unânime pedido do uso de máscara. Casos comunitários exigem ainda mais a não aglomeração

2020-04-23 às 20:53:47) A terceira entrevista coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, para atualizar as providências em torno da pandemia do Covid-19, foi nesta tarde de quinta-feira (23), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial, e inclusive, no Salão Nobre desta.

s

Compuseram a mesa para fazer uma prévia da situação e em seguida, responderem as perguntas dos comunicadores lá presentes, bem como ao final, também de diretores da Acitel, o prefeito, Dr. Márcio Artur de Matos; o secretário municipal de Saúde, Dr. Edemilson Siqueira Pukanski, a presidente da Associação, Sônia Maria Ribeiro; e a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

 Dr. Márcio não escondeu a preocupação com a chegada do frio e um possível agravamento da situação. Ele também ressaltou o esforço de toda a sociedade de Telêmaco, agradeceu aos membros das igrejas que têm respeitado os encontros destas, de forma online, bem como parabenizou a iniciativa dos pastores que estão programando um grande culto Thru, onde pastores pregarão e os fiéis permanecerão em seus carros, e que deverá ser no Parque da Cidade. Comentou da responsabilidade de Telêmaco em ser sede da 21ª Regional de Saúde para sete cidades e o que vem sendo feito. Pede que as pessoas não se aglomerem.

Uma crítica feita por ele, é em relação às filas dos bancos, e no caso, pediu mais cuidado especialmente das pessoas que a ela (Caixa) se dirigem, para o resgate do Auxilio Emergencial. Outra foi quanto a soltura, Brasil e Estado, de presos perigosos, em detrimento do corona.

Dentre outras considerações, disse: “Não podemos abaixar a guarda. Temos que tomar muito cuidado, e fazer com que cada um de nós, com sua força, possa influenciar em uma responsabilidade maior, a cada um”. Disse também do seu esforço pessoal, da saudade das netas, e que tem visto a elas por rede social e telefone.

f

Ede agradeceu o essencial trabalho da imprensa, destacou o apoio da Acitel, que faz parte do Comitê Gestor. A preocupação dele, é especialmente devido depois, do sexto caso, a primeira contaminação comunitária, onde não foi possível se identificar os caminhos de onde surgiu, visto que a pessoa contraente, não se deslocou de Telêmaco, por exemplo. Para isso, é eminente o pedido de sempre que for possível, não se sair de casa, ou para às necessidades básicas, se vá apenas um membro por família. Ele vê o retorno do comércio como uma forma não se ter mais um problema agregado, além da questão de saúde pública: “Poderemos preservar a vida das pessoas e a saúde financeira de nossa sociedade, porque nós não podemos ter uma queda do sistema econômico do nosso país, pois isso ocasionará um caos social”.

O uso de máscara por toda a população será anunciado como obrigatório, a partir da semana que vem, e para isso, estão sendo produzidas, em pano, cerca de 40 mil unidades. Grande parte destas, devem ser entregues a partir de segunda, pela empresa.

d

Conscientizando da necessidade de se tomar todos os cuidados, tanto a população, os clientes, como o empresariado, Sônia disse: “Se um perder, todos perdem! ”. Ela destacou também a importância do trabalho dos meios de comunicação, ajudando nesta causa: “A imprensa tem a grande responsabilidade em nos ajudar com isso, em todos os momentos. Nas suas casas, no seu trabalho. Vocês têm a força de mobilizar massas a favor disso. Eu gostaria de fazer um apelo a todos aqui, para que a gente olhe para a vida, e juntos nós vamos vencer! ”.

O apoio que a Klabin vem dando foi citado de forma unânime, agradecendo a empresa pela preocupação para que se passe este momento: Auxilio na questão do Hospital de campanha e doação de equipamentos, tanto para Telêmaco, como a cidades em seu entorno. Por sua vez, Sônia destacou toda sua equipe de colaboradores na Acitel, e aos diretores, incansáveis, e todo esforço em passar, estabelecimento um a um, pedindo obediência às determinações.

d

O uso de máscara foi ponto pacífico, citado por todos. Muito enfatizado especialmente por Kátia, da Epidemiologia Municipal. Através dela, registrado para todos os profissionais da Saúde, o agradecimento de toda a população. Eles, verdadeiros anjos nessa batalha!

Falou ao Oberekando com exclusividade, a vice-presidente do SCPC da Acitel, Vanessa Gimonski, que informou na segunda-feira, a realização de uma reunião com o empresariado, para que sejam a eles passadas, didaticamente, as medidas de prevenção já faladas e divulgadas pela Associação, mas de forma ainda mais detalhada.

--

D

 

LEIA TAMBÉM: