ONLINE
5




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


COMÉRCIO REABRE EM TB E ACITEL PEDE PREVENÇÃO
COMÉRCIO REABRE EM TB E ACITEL PEDE PREVENÇÃO

Oberekando conversou com a Associação

 V

2020-04-20 às 18:05:07) Um diálogo que se mostrou animador, pela notícia da reabertura do comércio nesta segunda-feira, trouxe a palavra de Sônia Maria Ribeiro, que é a presidente da Acitel, também de Ardson Lellis Costa e Silva, como secretário executivo, e da segunda-tesoureira e responsável pela área de Comunicação da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, Vanessa Garcia Spinardi.

Ardson esteve durante todo o dia de hoje no comércio das avenidas, ouvindo a cada empresário, e repassando a eles, qual é a preocupação da Associação: “Cumprir as exigências colocadas pelo Poder Executivo, e que com essas, consigamos manter o nosso comércio aberto. E não basta que você, lojista, cumpra, mas sim, que você cumpra, que o consumidor cumpra, e que o seu vizinho cumpra isso. Por quê? É só desta forma que a gente vai manter o nosso comércio funcionando. Cumprindo todas as exigências! ”.

Ele dirigiu-se aos proprietários, explicando da importância que o consumidor sinta-se seguro ao entrar na loja para fazer a sua compra e não este, sentir que, sem os cuidados, possa ser contaminado.

Nesse período de fechamento, informou ele da intensificação nos bastidores, quando foram muitas reuniões, dia-sim, dia-não, presenciais ou por videoconferências, tentando atender o que pedia a Saúde, naquilo que possibilitasse abrir o comércio.

“Nós temos que nos ajudar, consumidores e empresários. Todos nós somos interessados em nosso comércio, nossas empresas fortes, porque direta ou indiretamente, todos nós dependemos um dos outros! Então nós temos que trabalhar para que consigamos reduzir essa pandemia e voltar nossa vida ao normal”.

A 2º tesoureira, que também compõem a Comunicação da Acitel, Vanessa Garcia Spinardi, é outra guerreira que esteve e está na linha de frente dessa luta, que é representar os empresários, no manter-se o comércio aberto, adequando-se a isso, todo cuidado no cumprimento do que preconiza a Saúde Municipal de Telêmaco. Outro fato comentado por ela, fora que aconteceram críticas, mas também, uma maioria que gostou do fechamento da avenida, possibilitando assim, sem o trafego de veículos, que as pessoas não se aglomerem.

Ela vê o momento, de um ajudar a olhar o outro, quanto a cumprir as regras colocadas pela Divisão Epidemiológica.

Vanessa, inclusive, dá uma lição de cidadania, pois sua empresa, a Auto Escola Nossa, ainda não está no roll daquelas que já podem retornar (Até a manhã deste dia 20). No entanto, como diretora da Acitel, é uma incansável, em defender este anseio do empresariado.  

Já, a presidente, disse satisfeita: “Tivemos uma caminhada árdua. Trinta dias... trinta dias trabalhando para que esse dia acontecesse. De uma forma estruturada, de uma forma consciente, de uma forma serena! De uma forma focada nós estamos abrindo o comércio hoje”.

Quanto ao uso de máscara, e demais atitudes como o álcool em gel, ela vê que será incorporado ao cotidiano, elogiando a forma de sermos bons brasileiros, paranaenses e telêmacoborbenses, no sentido de compreensão: “Pessoas disciplinadas, tranquilas, serenas e focadas, vamos fazer o nosso melhor, para que o nosso comércio continue aberto. Porque nós só demos o primeiro passo. Teremos que dar muitos outros e esperamos que seja com o comércio aberto.

 

LUTA DE UMA INSTITUIÇÃO CINQUENTENÁRIA!

No relacionamento com a administração para se chegar a esse resultado, lembra da importância e a união dos empresários, representados pelos 22 diretores e presidência da Acitel, que também tem seus familiares, tem suas preocupações com a saúde, por exemplo, dos filhos: “Eu me preocupo com a saúde de meus colaboradores, eu me preocupo com a saúde de todas as pessoas de nossa cidade! ”. Ela falou que é de suma importância, na qualidade de hoje na presidência de uma Instituição que tem mais de 50 anos, cumprir seu papel, e honrar aos presidentes todos que já passaram pela Acitel.

O diálogo de Ardson, informou Sônia, também será com os gerentes dos bancos, para que tomem todas as medidas de precaução, evitando formação de filas, respeitando a não aglomeração. A Campanha Ano Premiado 2020, que havia sido devidamente trabalhada, em dias próximos de ser lançada, teve seu cancelamento, justamente pela paralisação e consequente fechamento do comércio: Todos tiveram parcela de perdas, e que ao final, com cuidados necessários, serão ganhos!

Um bonito ato, prestado pela Acitel, é nesse momento, ver em todos os pontos comercias hoje, sem importar serem associados ou não, se estão sendo cumpridas as regras que a Saúde pediu, para a reabertura do comércio. Também, desde já, ao passar este momento de pandemia, onde todos esperam, seja breve, convidou às empresas, juntarem-se à Acitel, sendo associado, lembrando a importância do associativismo. Algo, inclusive muito praticado por ela e diretoria, nesse período: “Eu, nesse tempo que ficamos 30 dias..., gente, eu digo pra vocês... eu trabalhei muito mais que se eu estivesse com a minha empresa aberta! ”, envolvida com a Acitel, quando não era na sede, eram com Ponta Grossa, Maringá, Londrina, por lives ou videoconferências.

 

 CASOS DE DENGUE ANO PASSADO TODO: 09. NÚMERO ATÉ HOJE, EM 2020: 17

Também por Sônia, a pedido do Oberekando, dado um recado à população na conscientização para evitarmos o alastramento da dengue. Em todo ano passado, nove casos no município. Em 2020, já são dezessete, sem ao menos chegar o meio do ano: “Nos faz refletir! Olhar para o pratinho da planta, para a água parada. Se todos nós revisarmos os nossos quintais e olhar aos terrenos baldios... a prevenção sempre foi o melhor remédio! ”.

 

--

D