ONLINE
10




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


BUTINA FEZ AO SITE, UMA RETROSPECTIVA DO MANDATO
BUTINA FEZ AO SITE, UMA RETROSPECTIVA DO MANDATO

Não reeleito em Tibagi, Artur agradeceu a população pela oportunidade e enumerou iniciativas

S

2024-11-25 às 09:02:44) O entrevistado do final da semana passada no Oberekando foi o prefeito Artur Ricardo Nolte, o Butina, de Tibagi.

Ele que foi o terceiro colocado na tentativa de reeleição no pleito de 204, ao Executivo, falou de suas iniciativas, e avaliou o mandato.

A entrevista se iniciou comentando se daqui a dois ou quatro anos, teremos Butina novamente, e ele disse acreditar que não, e que deverá seguir outro caminho, e que isso era o traçado, tanto que quando saiu candidato, e vitorioso, o lema era não à reeleição, mas lançou-se diante do acaso, dos acontecimentos e da fuga de alguns companheiros  que deveriam concorrer: “A gente acabou voltando ao pleito, se colocando novamente à disposição para a reeleição, e é uma coisa que Tibagi..., reeleição não tem uma coisa muita certa, haja visto que a raridade de reeleição em Tibagi aconteceu uma vez, e arrebentou o município ao meio! Quando o reeleito entregou a nós o município, as dívidas eram acima de um terço do orçamento, fora o não pagamento de pessoal e outras coisas, e o município não tinha crédito nem pra comprar uma bala”. Ele pontuou que foram quatro candidatos, sendo dois ex-prefeitos, um prefeito em exercício e um candidato novo”. Disse que sempre respeitou o resultado das urnas, ganhando ou perdendo, e foram várias eleições. Ele, anteriormente, já fora vice-prefeito, e também vereador.

Da resposta ao Obeerkando, quanto à sua popularidade, seja em Tibagi, ou região, disse que é fruto de sua criação, sempre com muitas parcerias, estando muito em público, e caminhando por muitos lugares. “Participamos de várias associações, sindicatos, movimentos, em Tibagi, Carambei e região... Sempre ligado a alguma coisa! Outro fato, e sempre verificado por este Site, o gabinete sempre de portas abertas: “a gente nunca se escondeu das pessoas!”.

Várias foram as iniciativas de Butina em prol de Tibagi, como a criação do Programa Diamantes da Casa, no Esporte, - inclusive com a recente chegada de seis ouros e um bronze à cidade no Campeonato Paranaense de Powerlifting 2024 -, Tibagi Reciclável que é a troca de material reciclável por alimentos, três escolas novas, reformados todos os cmei´s, e construídos mais três, estando o quarto, já licitado.  “Conseguimos trazer para Tibagi em torno de 60 milhões em recursos, que para uma cidade pequena, que tem um orçamento em torno de R$110 à 120 milhões como nós pegamos, seria 50% do orçamento, e a fundo perdido”. Com todas as partilhas de verbas, que perfazem 100 milhões em recursos, “o município não deve seis milhões”. Foram três escolas novas, sendo uma em cada distrito e outra na sede. Foi feita uma subprefeitura no São Bento, o asfalto da Porteira (Grande), e asfalto na sede do município, além de partilha com a Sanepar, de forma que a área urbana chegou a 99% de saneamento. Citou que convenções anteriores privaram os distritos de investimentos em saneamento básico, e que estavam previstos apenas para 2033 e foi conseguido antecipar para 2025/26. Hoje, de forma inédita, Tibagi tem três cascalheiras registradas do município, com as devidas licenças ambientais. A cidade e interior tiveram a substituição de toda a iluminação, por led, e que foi levada a extensão de rede até a rodovia BR 153, além da ligação baixa na saída para Telêmaco. Foram conquistados recursos para a Orla e ao Valetão, e contrato assinado para a reforma da Orla. Também, o novo mirante para a cidade, pois frequentemente o anterior sofria interdição pelo péssimo estado que se encontrava. A concessão de exploração do Parque do Guartelá foi de suma importância. A melhoria das estradas do interior foi outro ponto, com a conquista de várias máquinas. Na Saúde “demos um passo gigantesco, inclusive tem um valor de capital que deve vir agora no começo do ano, com reforma total do hospital Luiza Borba Carneiro. Quando nós pegamos em 2021, o hospital estava fechando as portas”. Várias reformas, como a biblioteca, o parque do pátio, arrumados os cemitérios, e documentais da cidade, “demos um passo muito grande!”.

Foram também viabilizadas partes do Parque Industrial, que ainda não foi concluído. Outra conquista foi na Habitação, sendo conseguidas 100 casas no Tipo 1, que é para desfavelamento, e mais 100 que estão para o próximo ano, e já qualificadas. Mais 85 casas na zona rural, sendo que 50 já estão em encaminhamento, “e o bom dessas casas é que a maioria é à fundo perdido, e para famílias que realmente não teriam condições de as ter (se não fosse desta forma)”. Outro fato foi o ganho em eficiência energética, que traz recursos à cidade!

As ampliações nos postos de saúdes dos distritos foram comentadas, assim como o asfalto na Porteira Grande. Na área de segurança quanto às melhorias, os três conselhos de seguranças, configurados e documentados!

Na área de Tecnologia, os sistemas municipais, antes com servidores, estão hoje implantados em nuvens, e uma internet eficiente em todo município, e no interior, que antes chegava por antenas, agora é por cablagem. “Então, são várias mudanças no município, e eu acredito que isto foi feito, e é feito, para melhorar a vida das pessoas que estão morando aqui. Reconhecimento é outro departamento! O que nós fizemos, o que eu vim fazer, junto com a Kelly, junto com a equipe! Nós apostamos em vários secretários novos, a juventude, e a juventude fez a diferença nas várias áreas aonde trabalhou!”.

Informou do grande passo dado na Saúde, quando a pegou com 11 médicos e são hoje 23. A questão do transporte, com ambulâncias e carros, foi outro avanço, e até o início da campanha, foram computadas mais de 18 mil pessoas transportadas para a região. O aporte ao Consórcio de Saúde e a presença do Samu são preponderantes, bem como os atendimentos e aquisições de veículos para a Defesa Civil.

Na área de agricultura, foram recebidos grandes volumes de sementes, e de qualidade! Disse que entrega a prefeitura com uma estrutura bem melhor do que recebeu: “Eu recebi, tinham duas patrolas funcionando, e vou entregar com oito! Caminhões... caminhões basicamente não tinha, estava tudo encostado... retroescavadeira... a gente vai entregar quase a maior parte, funcionando! Uma primeira vez numa gestão se recebeu, duas patrolas novas!”

Comentou Butina que em geral, quando o prefeito perde uma eleição, se mexe no funcionalismo, e ele permanece com os servidores. Disse da forma que recebeu a prefeitura no início da gestão, e que entregará uma cidade limpa e organizada, e inclusive com equipe, acrescentando: “mas, não passamos a vergonha de entregar a cidade um caco, de sair corrido da prefeitura, e com dívida! Isso com certeza não vai ter! Teremos um superavit fantástico!”.

Perguntado se sai sem rancor, devido não ter conseguido a reeleição, respondeu que “sossegado”, e que sempre fez questão, ao saber que o cargo é passageiro, de dizer que “estava prefeito, e que não era prefeito”. O prazo de validade do mandato, de entrar e sair, isso, falou, tem um nome: “Isso chama-se democracia!”.

Pedida uma mensagem ao povo de Tibagi, disse da gratidão pelo tempo que esteve na Prefeitura, e estará até o final do ano, “e ao povo que nos elegeu, e acredito que a gente supriu aquilo que o povo desejava, em sua maioria, com obras com questões sociais, em termos gerais com a sociedade, com a comunidade em si”, e que se não houve a reeleição, “que eles tenham a mesma felicidade que tiveram comigo, com o próximo eleito!”. Falou que espera que seja deixada a prefeitura no final do próximo mandato, diferente da forma com que ele recebeu. Acrescentou que a população cobre e que seja deixado o mesmo legado, a que ele entrega no final de mandato! “E que Deus abençoe nosso município, continue abençoando, cuidando, e que cada um que possa, que venha, faça a sua parte para melhorar a vida do povo, melhorar a continuidade do trabalho. E nós deixamos ai também, acredito que o ICMS da Klabin deve vir na próxima gestão! Nós perdemos o pedágio, logo no início da gestão, e provavelmente a partir do ano que vem, retorne parte do pedágio, senão tudo! Então só aí são 10 milhões a mais de recursos, que provavelmente vão entrar no caixa do município, o que é um caixa muito bom! Este é um legado que nós batalhamos para que houvesse essa oportunidade!  Que aproveite, e faça bom uso, e quando passar pra frente, daqui a quatro anos, de novo, lá em 2028, ele pelo menos deixe um caixa aí, um planejamento para o município crescer! Não pra regredir!”

A conversa com Butina foi encerrada, com exaltação à profícua parceria dele, com a Câmara: “Sem dúvida, o Legislativo um baita parceiro!”. Com os cinco presidentes que passaram durante seu mandato, incluindo por meio ano, o ex-prefeito Zezito, vê ele que o fato de ter sido já vereador, ajudou a ter esta visão! Quanto ao relacionamento, acrescentou: “A gente entende essa necessidade! Eu acredito que se a Câmara conseguiu trazer tanto recurso para Tibagi, foi por intermédio do prefeito e vereadores, nessa legislatura. Parabéns aos vereadores, o nosso muito obrigado, e com certeza, que Deus abençoe cada um deles”, lembrando que foram renovados sete, dos nove, e torce que eles tenham a consciência de trabalhar pelo município, com o prefeito, “e não em causa própria”, entendendo que a parceria Executivo Legislativo traz muitos frutos ao município!

Butina foi antecedido pelo prefeito Rildo Emanoel Leonardi, e será sucedido pelo mesmo, a partir de 1º de janeiro de 2025.

--

LEIA TAMBÉM:

De Tibagi, Butina avalia primeiros dias

PREFEITO DE TIBAGI, RILDO FALOU AO OBEREKANDO. Um bate-papo com prestação de contas, sobre desafios e muito trabalho para em prol da população

*Os vídeos, não mais existentes, são em detrimento de cassação pelo Youtube, à época, do antigo canal, em detrimento de se elevarem temas conservadores.