Na coordenação, seu currículo tem este viés de oportunização do primeiro emprego aos jovens
12/08/25 às 08:43:24) O bate-papo do Oberekando no final da semana passada, foi com Diogo Aires (36), que é o coordenador do recém instituído, Banco de Talentos, da Acitel, e está Locado no andar inferior da sede da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba.
“O Banco de Talentos da Acitel é mais um benefício que a gente está trazendo para os associados, uma grande oportunidade para os jovens poderem trabalhar no comércio local”, afirmando que o setor veio como suporte ao início e desenvolvimento de carreiras destes: “Então, o objetivo da Acitel é fazer essa ponte, entre os jovens e as oportunidades”.
A primeira turma foi formada, e contou com 22 alunos, sendo que o treinamento tem duração de uma semana, e foram captados estudantes das escolas públicas de Telêmaco, e desta feita, nos colégios Wolff Klabin e Presidente Vargas. Explicou: “A gente faz uma visita. Vamos de encontro a estes jovens que estão cursando o Ensino Médio, apresentamos a eles a Associação Comercial, e as oportunidades do nosso setor. Aqueles que têm interesse participam de um curso de formação, aqui na Acitel”.
Na semana retrasada, especificamente no dia 25, eles participaram da sétima edição do encontro Café Empreendedor, promovido pela Acitel. Na hora do sorteio de brindes, foram pés-quentes! Vê Aires que se fazerem presentes foi importante, porque se trata de uma formação contínua, no sentido de gerar oportunidades, pelos cursos e eventos que eles são convidados a participar. Neste caso também, importante a presença do Sebrae, com diversos cursos: “De acordo com o desempenho dos candidatos, a gente faz nossas indicações!”.
Diego trabalhou anteriormente na Rede Nacional de Aprendizagem, sendo instrutor, preparando jovens ali, que estavam procurando o primeiro emprego, “fazendo o acompanhamento junto com eles, e trabalhei em centros da juventude, lá em Brasília, Distrito Federal, preparando-os para o mercado de trabalho. Então eu pude observar os dois lados dessa moeda, que são os principais desafios para o jovem que gostaria de começar a trabalhar”, mas tão desafiador, o se manter nele, e obter destaque.
Um dado bem relevante no Banco de Talentos, é que o êxito de um dos alunos, abre a porta para os demais, e antes disso, os anseios de cada um serão salutar e de cooperação, e jamais que alguém progrida, necessitando destratar seus amigos de turma: “O juntos somos mais fortes, porque o Banco de Talentos tem a semente do associativismo”, fruto disso, a parceria com as escolas, com o empresário, e tendo a Acitel, fazendo esta ponte, e temos os nossos jovens, e todo mundo caminhando na mesma direção!”.
As empresas que oportunizam os componentes do Banco, têm o diferencial de estar cumprindo com sua responsabilidade social, destacou o entrevistado, no que concerne a abrir chances para a juventude.
Antes de encerrar o bate-papo, ele agradeceu a Acitel, que com a oportunização desta iniciativa, está colaborando tanto com o empresariado, como com a comunidade, e as escolas que têm participado. Além de chamar aos jovens, também incentivou que os empresários possam se abrir ao Banco de Talentos, “e que estes jovens possam crescer juntos com a sua empresa. A gente está procurando indicar aqui, jovens capacitados e comprometidos com o sucesso do comércio local”. Ele se dirigiu também aos diretores das escolas, especialmente de onde vieram essa primeira turma, e que outras ali possam ser formadas, e que o projeto, a seu tempo, nos demais estabelecimentos de ensino, seja bem-vindo.
Preside a Acitel, Tatianne Priscilla Mendes Lima, a empresária Taty Lima.
--
LEIA TAMBÉM: