Os 60 anos da Igreja São José Operário e a construção do novo templo são as menções
18/02/26 às 07:38:51) O próximo dia 15 de março ficará marcado na história de Telêmaco Borba, com um misto de tristeza e alegria: será celebrada a última missa na Igreja Católica Ucraniana São José Operário no atual templo. No entanto, a demolição da mesma que se seguirá, dará lugar a uma nova construção, que se assemelhará às demais, ucranianas, que se têm Brasil à fora. A fachada, no entanto, não perderá o formato atual!

Os 60 anos dela - que se comemorarão em outubro próximo - fizeram com que Telêmaco recebesse ontem, Oleg Vlasenko, cuja documentação para estabelecê-lo como embaixador ucraniano no Brasil, depende tão somente da assinatura presidencial brasileira. Humilde, fez questão de citar sua atual função, que é ministro-conselheiro e encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil.
Estiveram com ele, o também ucraniano Oskar Sluschenko, primeiro secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil, e Vitório Sorotiuk, que presidiu por 22 anos a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB). Eles foram recepcionados pelo coordenador e vice, da Comissão da Igreja em Telêmaco, Flávio Piechnicki e Sérgio Bahri, respectivamente, que inclusive, representaram o pároco, padre Ricardo Mazurek Ternovski. Ao Oberekando, Ricardo, direto de Curitiba, informou que estava na visita do Sínodo Permanente, quando os padres tiveram reunião com o patriarca da Igreja Católica Ucraniana, inclusive quando o embaixador Oleg, teve audiência anteontem com ele.
Entre os convidados para a exposição da história da São José Operário na Capital do Papel, a prefeita Rita Mara de Paula Araújo, e seu esposo, o secretário municipal de Educação, Dr. Eros Danilo Araújo. A apresentação foi da historiadora Camille Machado Bahri, que inclusive expôs aos presentes, justamente o fruto de seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – que brindou a assim carinhosamente chamada em Telêmaco, Igreja dos Ucranianos.
Queridas famílias paroquianas, que fazem parte essencial dos 60 anos da São José Operário, lá estiveram, e demostraram muita alegria pela deferência feita pelo embaixador, que presenteou a eles, com prestimosa visita!
Das diversas mensagens deixadas por Oleg, a gratidão ao povo brasileiro, e a lembrança que o ano de 2026 marca os festejos dos 135 anos da chegada do primeiro ucraniano ao Brasil. Ele já pediu, o que deixou a todos os presentes, muito felizes, que ao inaugurar a nova construção, a Embaixada seja comunicada, e que fará questão de estar aqui, em Telêmaco Borba!
Merece destaque, a tranquilidade de acesso a altas autoridades ucranianas, e a humildade das mesmas, apesar do cargo!
A noite de ontem, aliás, foi de dupla comemoração, porque sucedeu o evento, a missa costumeira das segundas-feiras, devido a compromissos pré-agendados, se realizou ontem, que celebrada pelo padre Cássio Carvalho, fora momento de surpresa para ele, dos paroquianos, que organizaram a comemoração de seu aniversário, que fora em 14 de fevereiro. Pela sua dedicação e disponibilidade em atender à missas na Igreja São José, carinhosamente o coordenador da comunidade o chamou de ‘padrinho’ desta comunidade, e expressou gratidão aos Redentoristas, por esta concessão dele fazer as celebrações!
Outra boa notícia quanto à construção, será a revitalização da praça que fica ao lado da Igreja, que será entregue com a nova obra!
--
LEIA TAMBÉM: