Acitel explica que abertura das demais empresas será gradativa, em cumprimento a normas estabelecidas
2020-04-02 às 22:17:42) Uma reunião hoje na Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, deu origem ao Ofício 075/2020 GP, que foi expedido à presidente da Acitel, Sonia Maria Ribeiro, informando a liberação para abertura de diversos segmentos empresariais, à partir desta segunda-feira, dia 06 de abril.
A prefeitura deverá publicar na data de amanhã dia 07 de abril , um decreto que atende a esta solicitação, muito aguardada pelos comerciantes locais : Gradativamente, conforme documento abaixo, diversos segmentos comerciais poderão abrir suas portas.
Ela desabafou: “Modéstia parte, estou tão orgulhosa. Conseguimos uma grande conquista! A gente vem trabalhando nisso já há quase 20 dias”.
Vanessa Garcia Spinardi, 2º tesoureira da Acitel, explicou que diversas regras serão impostas, para que sejam tomados todos os cuidados, porque a pandemia está eminente: “Sem aglomeração, com todas as normas a cada segmento. Quem não cumprir, infelizmente será penalizado”, e as multas são altas, alertou a diretoria . Aos poucos a gente vai vendo que vai se voltar à normalidade”, concluiu Spinardi.
Ambas fizeram questão de lembrar que não se está voltando ao habitual, até pela existência de três casos, confirmados, de pessoas infectadas na cidade.
Algo solicitado pela prefeitura, para a Acitel, foi que se estimule à população, aos clientes, a questão da própria educação neste retorno, em respeitar as regras comuns tão divulgadas, seja pela Vigilância Sanitária, como meios de comunicação, de que por exemplo, nos mercados, não se entre toda família. Pelo contrário: um membro apenas, e ainda assim, sejam limitados pequenos números de pessoas nestes estabelecimentos, por vez.
Elas também alertaram que é visível ver que as pessoas estão voltando às ruas, pedem a população “fique em casa”. A liberação é gradativa de empresas, mas os clientes devem solicitar, por exemplo, por whats app, que as lojas façam as entregas a domicílio. Na verdade, é necessário um ‘se reinventar’, neste momento. Adquirir...“É só o essencial e o necessário!”.
O respeito às normativas que serão específicas a cada setor, vai depender de cada empresário, e o descumprimento de um, ou alguns, pode fazer com que tudo se volte à estaca zero. Outra questão é que todo e qualquer ato estabelecido, fica à mercê do que acontecer, em termos de proliferação, ou constatação do fim de estado de pandemia. Sonia pediu, que os proprietários, sempre ao começar o dia, façam reunião com o time de colaboradores, e que sejam conferidas se regras estejam sendo cumpridas,sejam orientados, acrescentou ela também, que os familiares se cobrem entre si, porque nisto estão os empregos de todos. Chama a atenção, por exemplo, a alegria de ambas as entrevistadas, pela vibração pelos associados Acitel, porque no ramo delas, por exemplo, nesse primeiro momento, não houve liberação para abertura.
O momento da entrevista ao Oberekando, foi também, simultâneo à live que estava sendo gravada por Taty Lima, que é a presidente da Acitel Mulher.
Ao final da fala com o Oberekando, a presidente se comprometeu a incorporação no site da Acitel, dos números de telefones para que pelo aplicativo Whats App, todas as pessoas possam ter contato com as empresas associadas.
LEIA TAMBÉM:
ACITEL DISCUTE PANDEMIA E EMPRESAS FECHADAS. Batalha expõem prejuízos financeiros e o risco à própria vida
--