ONLINE
22




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Acitel discute a pandemia e empresas fechadas
Acitel discute a pandemia e empresas fechadas

Batalha expõem prejuízos financeiros e o risco à própria vida

S

2020-04-02 às 07:20:43) Uma reunião na tarde de ontem, quarta-feira, no Salão Nobre da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, (tomadas todas as precauções pedidas pela Vigilância Sanitária, em termos de espaçamento) teve a condução por sua presidente, Sonia Maria Ribeiro, junto a sua diretoria.

O enfrentamento deste momento de comércio fechado e as exceções via decreto governamental, a alguns setores, foi o tema. 

Em defesa do empresariado e, também, dos anseios dos clientes diante das incertezas do atual quadro, principalmente quanto retorno das atividades normais do comércio, Sonia foi convidada a participar ontem, como ouvinte, da reunião entre a Promotoria de Justiça, Secretaria Municipal de Saúde e 21º Regional de Saúde, com a Prefeitura Municipal e Câmara de vereadores, no gabinete do Executivo.

df

Dentre as colocações dos diretores, ficou claro que a Acitel, tem o maior respeito pelos associados, mas que neste momento do Covid-19, é preciso ter cautela e aguardar determinações das autoridades competentes. Foi abordado, também, que a dinâmica das normativas é um dos maiores desafios, e que neste momento, determinações das autoridades sanitárias não se têm que discutir, e sim, acatar.

A Acitel deverá compor o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Covid-19.

Hoje, quinta-feira, acontece uma reunião de avaliação com a prefeitura municipal e demais autoridades, bem como, o anúncio das novas decisões tomadas. De tudo, o que se sabe em uma ponta é que prejuízos financeiros se acumulam, e em outra, que precauções têm que serem tomadas, porque vidas podem estar em jogo.

Vanessa Garcia Spinardi, que é 2º tesoureira da Acitel, e está também a frente do Marketing, falou, conforme perguntada por este site, que é algo diferente este fato, e que ninguém passou, nem governo, nem população. “Quando a gente teve uma pandemia foi há muito tempo atrás. Não existe o caminho certo (conhecido) ou o caminho errado. A sociedade está discutindo para achar um meio, de lá na frente, sofrer menos. Para nossas cicatrizes, serem menos profundas”.

 

A PRESIDENTE:

s

“Estes últimos 15 dias não estão sendo fáceis, nem pra mim, e creio, pra ninguém. Temos uma empresa há 31 anos. Temos 18 funcionários e assim como muita gente, estamos com muita dificuldade. Segunda-feira é dia de pagamento... como a gente vai fazer pra pagar esse povo?”, indaga.

Sônia disse que a Acitel representa 600 pessoas, 600 empresários, mas a autoridade maior deste momento é a Vigilância Sanitária, que tomará a decisão da volta, na hora que ver segura, a saúde de todos. “Tanto quanto a vocês, meu coração sangra nesse momento! Hoje eu passei na avenida e vi quantas portas fechadas”. Ela crê que não deva demorar tanto a autorização para voltar, mas pediu mais um pouco de paciência. Os contatos dela são constantes, com demais associações, como Maringá, Londrina, Ponta Grossa, por videoconferências e reuniões.

Sônia deixou um recado: “Quero que vocês entendam, associados... Nós enquanto associação comercial estamos fazendo o que podemos! O melhor que podemos. Mas assim: Nós não temos autoridade para dizer, abra ou feche”.

 

ACITEL MULHER:

Tatyane Mendes Lima, como presidente da Acitel Mulher, disse também que um dos papéis do grupo, é levar serenidade as mulheres que estão por trás desta pandemia. Não só a mulher empreendedora, mas a mulher dona de casa que fica dando suporte ao esposo que está trabalhando, na área de frente. “E a gente bem sabe que neste momento, que o dinheiro falta, o stress começa a reinar na própria casa. E ai, mulheres, convido vocês que sejam fortes, destemidas, mantenham a calma, porque é o nosso momento pra mostrar, pra que viemos!”.

d d

Enquanto acontecia a reunião, Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin e membro do COMCOVID, fez contato telefônico com Sônia, onde como neste, representante do setor econômico do município, reforçou a importância e convite à Acitel, de estar no COMCOVIT-19, assim como está a Braslumber. “Desta câmara econômica será feito um apanhado de sugestões para levar para o comitê principal”, explicou ele.

--

--

D