Um diálogo com a secretária Silvana e a psicóloga, Dra. Andreia
13/02/26 às 07:00:51) Anteontem, o Oberekando falou com Silvana Maria Rocha Calixto, que é secretária municipal de Assistência Social de Sapopema, que estava acompanhada da psicóloga, Dra. Andréia Mello. Diversas frentes de trabalho estão sendo executadas, e este foi o conteúdo da entrevista!
Ao chegar, na entrada da Secretaria, diversas peças de artesanato expostas, como pintura de tecidos e costuras, e a surpresa... muitas delas, com a arte, feita pela própria secretária! “A gente tem algumas novidades pra contar pra você! Na semana retrasada fomos para piscina com as nossas crianças dos projetos sociais!”. Esta, foi uma bonificação devido a frequência e tudo que eles fazem nos projetos, e “levamos cento e onze crianças” para Jaboti, no Green Park.
Na tarde desta entrevista, havia acontecido um pouco antes, o carnaval dos projetos sociais, como diversificação das atividades, e até para não ficar muito maçante!

Nesta semana se deu, uma reunião com os pais dos alunos, que fazem a Natação. “Hoje nós estamos com cinquenta crianças na Natação e uma fila de espera de mais cem. Juntamente com o prefeito Paulinho, que dá todo o suporte pra gente, foi conseguido abrir mais uma turma, o que totaliza quase uma centena delas, na modalidade”. Na Hidroginástica, informou a secretária, são os componentes do Grupo da Melhor Idade quem usufruem.
Andreia Melo falou do programa do Governo Estadual, Agentes da Cidadania, ao qual Sapopema está inserida desde 2024. “Nós conseguimos dez vagas pra esses adolescentes. Eles devem desenvolver um projeto social, pode ser com crianças ou adolescentes! Quando nós abrimos as inscrições, tivemos uma surpresa... quase cinquenta inscrições. A gente ficou muito animada, mas eram apenas dez vagas”. Após tanto Silvana, quanto Hélida Santin, coordenadora do Cras; terem conversado com o prefeito, e que gostou muito do projeto; “o município hoje também tem mais dez agentes de cidadania”. A idade deles é de 14 à 17 anos.
Eles precisam cumprir dez horas semanais, totalizando quarenta mensais e uma das regras mais importantes é justamente a frequência escolar, levando-se em consideração que o projeto se dá, em contraturno.
As iniciativas que eles estão desenvolvendo passam pelo Futebol, Dança, e alguns, estão na Costura, o que satisfeita, confessou Silvana: “Foram algumas surpresas!”. Destes também, devem iniciar em breve, Pintura em Telas: “Eles estão bem animados!”.
Eles recebem uma bolsa de quatrocentos reais mensais, e pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um!
Um novo projeto implantado é o de Computação, que devido o espaço da Secretaria ser insuficiente, foi deslocado para a Biblioteca Municipal, e para isso, Rocha conseguiu a aquisição de seis novos computadores. “Estamos com o professor dando aula! É só fazer a inscrição no Cras!”.
Em nome de Iago, que estava auxiliando na Recepção, sejam homenageados pelo Oberekando, todos os agentes de cidadania!

Para efeito de curiosidade, este jornalista teve o prazer de conduzir a entrevista, sentado na cadeira que fora do primeiro prefeito eleito da cidade, Antônio Martins Paraná. Antes dele, nomeado, fora prefeito, João Subtil de Oliveira. Cuidadosa com a preservação cultural e histórica da cidade, Silvana fez questão de, estando ali, esta peça seja muito bem, guardada e cuidada!
--
LEIA TAMBÉM:
SILVANA ROCHA E A ASSISTÊNCIA EM SAPOPEMA: Ela comentou dos avanços e trabalho da Secretaria