ONLINE
11




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x

s


VEREADOR PITHI PRESIDE A CÂMARA EM CURIÚVA
VEREADOR PITHI PRESIDE A CÂMARA EM CURIÚVA

Ele comentou o novo desafio e da relação com o Executivo

d

2019-02-16 às 12:29:18) Com nova incumbência, agora presidente da Câmara Municipal de Curiúva, o vereador Geferson Boschetti, mais conhecido por Pithi, falou ao Oberekando. O diálogo foi no período da tarde, porque pela manhã, uma reunião extraordinária fez a votação das contas do ex-prefeito Amadeu, que foram reprovadas por 5 a 4, analisadas as conclusões do Tribunal de Contas do Estado. Acompanhe:

“Falando na presidência da Câmara, primeiro eu agradeço a Deus, porque sem Ele a gente não consegue nada, sem Ele nada acontece. Quero agradecer também a todas as pessoas, que confiaram em mim. A gente obteve 6 x 3, aonde a gente foi eleito presidente, e dizer pra ti que objetivo nosso na Câmara... a eleição ficou pra trás e hoje a gente é presidente de oito vereadores (+ presidente), independente de voto ou não! Sou amigo de todos e quero que a paz continue dentro da casa. Que essa casa seja uma casa de alegria e paz e que a gente possa decidir o bem de nosso município!”.

 

INSTALAÇÕES: DINAMISMO, MELHORIAS E CÂMERAS

Há planos dele de dinamizar o uso de hoje, a sala de reuniões, que sempre é disponibilizada para a comunidade, como para reuniões da Klabin, empresas e associações, quando necessitam, e de forma gratuita: “O local já é bom, e queremos deixar ainda melhor”.

Neste sentido ainda informou que a Câmara está finalizando a instalação completa de câmeras e as sessões serão também, transmitidas em tempo real: “O que a gente quer? Transparência para o povo ver o que realmente acontece aqui!”.  Todas as segundas-feiras, a noite, os vereadores reúnem-se ordinariamente.

 

RELAÇÃO COM A CÂMARA E A PREFEITURA

Ele vê que na relação com o prefeito Nato, sempre houve o discernimento do que é certo e o que é errado. “Sou parceiro dele, parceiro da Administração. A gente sempre discute projetos que acha que vá acarretar alguma coisa de mal a comunidade. Sentado com o prefeito e com os secretários é mudado isso”. Pithi reiterou os 662 votos que teve e que está na cidade e que quem o colocou como vereador foi o povo, e a ele está sempre à disposição. Disse que vem muitas novidades adiante, com empresas instaladas no município e gerando empregos. A liberdade e autonomia dos poderes, respeitada também por parte do prefeito Nato, e entre os próprios vereadores, é uma das razões dos frutos que hoje são colhidos na cidade: “É por isso que as coisas andam, porque a gente vê o que é bom para o município!”.

Perguntado se pretende acompanhar o prefeito em viagens que decidam benefícios para a cidade, disse que sim, e se vê um aluno que quer aprender com bons professores, com exemplo de administração, exemplificando Nato, deputados estaduais e federais. Quanto à Brasília, lembra que o resgate novamente da certidão negativa abre as portas da capital para reivindicações junto ao Governo Federal.

O fato de presidir o Legislativo nos últimos dois anos que antecedem a eleição municipal, isso perguntado, o deixa bem feliz, pois será “esse período o de reviravolta na história da cidade”, em termos de desenvolvimento.

 

REPROVAÇÃO DAS CONTAS DE 2013, DO EX-PREFEITO AMADEU

d

Ontem em sessão extraordinária, a Câmara Municipal reprovou, por 5 votos a 4, as contas do ex-prefeito Amadeu de Jesus Silva, de 2013. O presidente do Legislativo, nesta entrevista exclusiva, disse que neste momento, cabe ao vereador ser, “nem advogado, nem amigo, mas sim, ser juiz e ter que optar por um voto de sim ou não”, e que deve ser entendido o regime democrático em que se vive, quando se decidiu a votação.

Ele ainda ressaltou: “Da administração de 2013 e hoje estamos em 2019 e então vem para as mãos da gente algo que aconteceu no passado”.

Veja abaixo, destacado do documento completo do Tribunal de Contas do Estado, “parte” em que são citadas as irregularidades:

 d

 

PALAVRAS DE UM EX-BOMBEIRO SOBRE BRUMADINHO

Bombeiro militar formado em Joinville, e na oportunidade, medalha de Prata em salvamento aquático, pelo 62ª BI (Batalhão de Infantaria) num campeonato que envolve a categoria em todo o Brasil, o Oberekando quis saber do posicionamento dele, quanto à tragédia de Brumadinho, que mexeu e mexe com todos os brasileiros, e deixou evidente o heroísmo desta classe profissional: “É triste falar! Tantas vidas, tantos seres humanos lá perdidos. Ver a vida ser interrompida, as vezes, por um erro humano!” Evidenciou a vontade do bombeiro, de achar, mesmo quando se sabe que possa estar em óbito (como é hoje a situação na cidade atingida), mas no desejo de resgatá-la ainda com vida.

Hoje existem no Paraná 14 barragens com risco de se romper e ele conclama, especialmente pelas redes sociais, que as pessoas ajudem nesse sentido, e lembra que o governador Ratinho Júnior já está tomando essenciais medidas nesse sentido. Não só no Paraná, no Brasil, como no mundo isso pode acontecer, e assim, ele conclamou, e em especial aos governantes e autoridades: “Vamos se ajudar!”.

Nas considerações finais, pedido dois recados pelo Oberekando. No primeiro, aos vereadores, e lembra que aprendeu a admirar a cada um deles, independente de situação ou oposição e que conta com eles nos dois anos de mandato na presidência. Pedindo que a paz reine entre eles, lembra: “Estamos juntos pro melhor ao município!”. Ao prefeito Nato, que faz 53 anos neste sábado, disse: “Conte com a Câmara de vereadores sim, no que é certo ao nosso município.  Desejou votos de felicidades ao amigo Nato!