ONLINE
23




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Vazamento nas redes de distribuição
Vazamento nas redes de distribuição

Sanepar faz pesquisa em Telêmaco Borba

FONTE: PMTB

2024-10-25 às 09:08:56) Usando equipamentos específicos, trabalho está sendo feito em horário comercial, com equipe identificada a serviço da Sanepar; 11 municípios serão visitados

Equipes da empresa Mogno, a serviço da Sanepar, estão fazendo uma varredura nas ligações de água de Telêmaco Borba e região. O objetivo do trabalho é localizar possíveis vazamentos e rachaduras na rede e, então, realizar o conserto. Identificados e uniformizados, os funcionários da empresa Mogno fazem a conferência do cavalete (estrutura onde o hidrômetro, ou relógio, está instalado) no imóvel.

Atualmente, as vistorias estão sendo feitas em Arapoti, mas se estenderão para todos os sistemas da área de abrangência da Gerência Regional da Sanepar em Telêmaco Borba. Os próximos municípios são: Cândido de Abreu, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Ventania, Tibagi, Carambeí, Piraí do Sul, Castro e Sengés. O contrato tem validade de um ano e, nesse intervalo, as cidades da região podem receber o serviço em períodos aleatórios.

O monitoramento preventivo das redes de abastecimento é importante para solucionar eventuais pontos de vazamento, mesmo que pequenos, evitando perdas de água e situações de baixa pressão ou desabastecimento.

“A intenção é localizar algum possível vazamento oculto e fazer o conserto. É importante destacar que os funcionários da Mogno não solicitam ao cliente nenhum tipo de informação, como dados pessoais, e muito menos qualquer tipo de pagamento”, destaca o coordenador de Redes da Sanepar na região, Francisco Icker Oroski. Ele ainda lembra que este é um serviço de rotina periódico feito pela Companhia.

A pesquisa - O procedimento de escuta é feito através de uma haste e geofone eletrônico, equipamento que funciona de forma semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos. Com o geofone, é possível ouvir o movimento da água dentro da tubulação, à procura de vazamentos ocultos. Quando há vazamento, o aparelho capta o som característico da água saindo da tubulação, seja no cavalete da ligação ou no solo. Após a identificação do possível ponto de vazamento, o local é demarcado para indicar a localização às equipes responsáveis pelo conserto. O trabalho é realizado em horário comercial.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte – Assessoria de Imprensa da SANEPAR