Contra a dengue, ela não é a mesma suspensa. Entenda!
FONTE: PMTB
12/06/26 às 10:21:58) O Ministério da Saúde informou a descontinuidade temporária da estratégia de vacinação do laboratório Butantan contra dengue. Medida foi adotada por precaução até a conclusão da investigação de 42 casos raros com sinais de alerta que não tinham sido observados no estudo clínico.
Com isso, o uso do imunizante fica paralisado para investigação de eventos raros inesperados e incompatíveis com o estudo clínico feito para a aprovação da vacina. A estratégia de vacinação com o imunizante do Butantan estava voltada a profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde.
Cabe destacar que a medida não invalida a eficácia da vacina nem altera as evidências de proteção observadas até o momento. Quem já foi imunizado permanece protegido e a vigilância epidemiológica continua a acompanhar a população vacinada.
A vacina utilizada no público de 10 a 14 anos é a Qdenga, do laboratório Takeda, e segue normalmente.