ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Utilização do álcool em gel por crianças
Utilização do álcool em gel por crianças

Higienização requer cuidados

FONTE: PMTB

s

2020-05-28 às 07:48:24) O álcool em gel pode ser usado nas crianças, desde que aplicado ou com a supervisão de um adulto

O aumento da higienização das mãos com álcool em gel está sendo uma prática bastante comum entre a população, devido a pandemia do Coronavírus. Com isso também houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto, principalmente nas crianças.

Para reduzir os riscos à saúde causados pela exposição tóxica, a Anvisa divulgou uma nota técnica que alerta sobre o aumento dos casos de intoxicação, orientando a população para a adoção de ações preventivas direcionadas às crianças, que são as vítimas mais comuns.

O documento foi elaborado com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação por álcool em gel, de janeiro a abril deste ano houve 108 registros, frente a 15 casos em 2018 e 17 no ano de 2019. É perceptível, portanto, o aumento expressivo dos casos em 2020, fazendo com que esta ocorrência seja relacionada ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, uma vez que a higienização frequente das mãos tem sido incentivada como forma de prevenir o contágio.

É importante ressaltar que as vítimas mais comuns são as crianças. Dos 108 casos registrados nos quatro primeiros meses deste ano, 88 deles envolveram o público infantil. O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações, que geralmente não são intencionais. Para evitá-las, a melhor medida é a prevenção, de modo a criar um ambiente seguro para as crianças.

 

ORIENTAÇÕES

O mais recomendado e lavar as mãos das crianças com água e sabonete. A eficiência da lavagem com sabonete é equivalente à utilização do álcool em gel 70% no controle da propagação da Covid-19. Restrinja o uso do álcool em gel para as ocasiões em que a lavagem das mãos não for possível.

Mantenha o produto fora do alcance das crianças, principalmente das crianças menores, entre 1 e 5 anos de idade.

O álcool, seja na forma líquida ou em gel, é um produto inflamável e pode causar acidentes com fogo. Ao aplicar o produto, não fique perto de fogões, isqueiros, fósforos etc. Mantenha o produto longe do fogo e do calor.

Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

Não utilize o produto em forma de aerossol nas crianças.

O álcool em gel pode ser extensivo ao uso infantil, desde que aplicado por um adulto ou sob a supervisão de um adulto.

Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número 0800-722-6001 do Centro de Informação e Assistência Toxicológica e procure imediatamente um serviço de saúde (UPA/Hospitais/UBS).

FONTE DE APOIO ANVISA

--

D