Sanepar faz utilização na rede de esgoto
FONTE: PMTB

15/01/26 às 05:02:26) Trabalho é feito para detectar infiltrações, rompimentos ou ligações de água de chuva na rede de esgoto e também para conscientizar a população para o uso correto do serviço de saneamento.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia, nos próximos dias, o uso de fumaça para inspecionar a rede de esgoto em Telêmaco Borba. Seguro e atóxico, o procedimento utiliza um equipamento chamado termonebulizador, que gera um vapor para ser injetado na tubulação através dos Poços de Visita (PV), que são estruturas cobertas por tampas de ferro, geralmente em esquinas.
O serviço vai será executado nos dias 15, 16, 19 e 20 de janeiro, nas avenidas Horácio Klabin, Alberto Elerth Filho e Reginaldo Guedes Nocera e visa diagnosticar irregularidades como infiltrações, rompimentos, ligações clandestinas de água da chuva. “Se a rede estiver íntegra, a fumaça não sai. Se houver rompimento na rede, a fumaça vai escapar por essa fissura. Se houver ligação indevida, a fumaça vai escapar por ralos, calhas, caixa de gordura, galerias pluviais. A saída da fumaça é que vai nos indicar o ponto exato de onde está a irregularidade”, explica o gerente regional da Sanepar em Telêmaco Borba, Francisco Icker Oroski.
Ele reforça que este é um procedimento padronizado da Sanepar e usado pela Companhia periodicamente para verificar a integridade e o correto uso de seus mais de 40 mil quilômetros de redes de esgoto em todo o estado. “O teste de fumaça é uma das ferramentas do Diagnóstico Operacional na Rede Coletora de Esgoto. Não leva produtos tóxicos e não é nocivo às pessoas, animais ou meio ambiente. Os resultados das vistorias têm por objetivo principal mostrar exatamente onde está o problema e nos permitir ações mais assertivas nas melhorias operacionais e obras que são necessárias para manter o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto”, destaca Oroski.
Caso tenha dúvidas ou queira mais informações, o cliente pode entrar em contato com a Sanepar por meio de um dos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (41) 99544-0115, https://site.sanepar.com.br/servicos , e-mail da Sanepar e Centrais de Relacionamento ao Cliente (endereços e horários de atendimento aqui: https://www.sanepar.com.br/pontos-de-atendimento ), aplicativo Sanepar Mobile e telefone 0800 200 0115 (24 horas por dia, sete dias por semana, ligação gratuita).
FONTE - Assessoria de Imprensa da Sanepar.