ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


UM BATE-PAPO COM MARCOS AFONSO

Ele é chefe da Biblioteca Municipal de Telêmaco Borba 

2019-07-23 às 21:18:47) António Marcos Afonso é chefe da Biblioteca Pública de Telêmaco Borba desde 2008. Esta se localiza no Centro Cultural (Casa da Cultura). Ele é formado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina e foi a entrevista especial feita ontem.

A conversa iniciou com uma homenagem à professora Edna Pereira de Andrade, que por muitos anos foi bibliotecária na antiga biblioteca da cidade, que se localizava na Avenida Paraná, nas proximidades onde hoje é o Salvatore Hotel. Deste tempo, em que os alunos levavam em seus cadernos anotados, ou em papeizinhos, aquilo que suas professoras pediam que fosse pesquisado, este jornalista que aqui escreve era, assim como todos, muito bem tratado, por ela, que é mãe do querido jornalista Márcio Luiz (Marcinho). Marcos lembrou que ele também, em sua cidade, recorreu a biblioteca para situações idênticas, mas que a mudança e modernidade, faz com que o foco dessas hoje, seja especialmente a literatura, pois para as demais pesquisas, até mesmo dentro da biblioteca, mas via telecentro, como o instalado em seu local de trabalho, ou a internet gratuita dentro do espaço do Centro Cultural, ou ainda em casa, se use a internet.

O estigma de que o livro, pela modernidade e tecnologia, iria ser extinto, não se cumpriu, e disso se falava, disse ele, assim como era o destino traçado ao rádio, que na verdade, a audiência só vem aumentando: “Você acha rádio no celular, acha rádio na internet, acha em mil coisas!”. Da mesma forma ele citou do Correio, com a vinda da internet, que foi subjugado que ele iria se acabar. Quando as pessoas ligavam a ele, somente a questão do envio da carta, eis que chegava o e-mail: Outros segmentos de atendimentos nos correios, foram criados, aumentando ainda mais sua demanda.

O amor pela leitura, o entrar dentro do que se está lendo, foi falado. Por vezes, alguns livros fazem com que pessoas chorem, e isso não raro, pelo enredo da narrativa. A ressaca literária foi explicada Marcos Afonso, quando uma dessas obras pega o leitor tão profundamente, que ele fica por dias sem nada ler, ainda em detrimento da última sensação proporcionada pela escrita que viu.

Ariane, que é colaboradora da Biblioteca, está de licença maternidade. Esposa do professor Dani, de música, tiveram a Amara. A citação deles na entrevista foi feita em forma de homenagem à nova integrante da família, e a família em si, claro!

 

INICIATIVAS

A Biblioteca tem sua página no Facebook: (https://www.facebook.com/bpm.telemaco.borba/ ) e no momento, comemora Marcos, está se chegando a nove mil curtidas. Nesta página, todos os dias uteis, ele publica uma sugestão de leitura, com a capa do livro e resenha.

Outra opção ofertada, é a sugestão de leitura pelo whats app: Basta enviar a palavra “livro” para o número (42) 9 – 8413.6141.

O acervo da biblioteca de Telêmaco pode ser conhecido também via online, facilitando ao usuário, que poderá se dirigir ao Centro Cultural, já sabendo que irá encontrar a obra desejada. Da mesma forma, online, se consegue reservar um livro, ou mesmo renovar o empréstimo cujo volume já esteja em posse do leitor.

Telêmaco recebeu em 2019, mais mil livros para serem acrescentados no acervo.

Uma gafe que acontece em muitas bibliotecas e os leitores, muitas vezes, ou melhor, todas as vezes, se vendo ajudando aos bibliotecários, voltam os livros que leram, ou pegaram, nas estantes: O correto é não se fazer isso, pois existe uma forma catalogada de se colocar tal obra, o que por vezes, com esse ato, não o deixará no mesmo local, e desordenará isso.