ONLINE
13




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


UM AGRADÁVEL DIÁLOGO NO MARCELINO NOGUEIRA

A diretora Cintia e coordenação pedagógica citaram projetos em andamento, anseios e carinho dos alunos para com a instituição

2019-04-09 às 17:05:37) Um agradável bate-papo na manhã desta terça-feira com a professora Cintia Aparecida Assueiro, a diretora do Colégio Estadual Dr. Marcelino Nogueira, localizado no Alto das Oliveiras, e com as demais professoras Maria de Jesus Bertoldi, Mariluz Lima e Terezinha Ribinski que compõem a coordenação pedagógica, atualizou as informações desta Instituição, em termos de projetos desenvolvidos, metas e o comprometimento dos, e com os alunos, e o carinho enorme destes estudantes, ao estabelecimento.

A professora Cintia iniciou a entrevista informando que existe na escola mais uma pedagoga, que trabalha a tarde, professora Rosimere, que responde pelas oito turmas do período. Perguntada a respeito de seu carisma para com sua equipe, e especialmente aos alunos, respondeu: “Primeiramente, acho que a gente tem que gostar muito do que a gente faz, e eu trabalho porque eu gosto! Gosto do ambiente, gosto de nossas crianças, gosto dos pais, gosto dos professores, gosto dos funcionários, e eu amo o que eu faço. Sempre gostei!” Ela confessou que as vezes os alunos não gostam muito quando são chamados de crianças (por ela), mas é no sentido de carinho!

Terezinha acrescentou que por vezes se vê uma geração de adolescentes descomprometida com o ser humano, e se trabalha essa questão, através de pessoas que são chamadas para conversar com os alunos, “e estamos abertos a qualquer pessoa que venha a contribuir com a gente nesse aspecto, que vemos como necessidade imediata”

 

CAFÉ LITERÁRIO

s

A professora Milena Teixeira Rosa, de Língua Portuguesa, está trabalhando com seus alunos do 9º ano e Ensino Médio, o Café Literário. Neste dia 09, com o 2ª Ano A, como se está estudando o período literário, Romantismo, fora pedido que cada aluno lesse um livro a essa época pertinente. Quase 40 alunos participaram: Neste, além de cada um falar aos demais sobre o conteúdo da obra que leu, também momentos de música e presença de convidados, hoje, especificamente, de Luiz Calado, Palmiro Miranda, e Clarice, professores do Núcleo Regional de Educação. “O NRE sempre está nos acompanhando durante nossas atividades”, disse a diretora.

 

BAZAR DO EMPREENDEDORISMO

ws

É intenção, que oque hoje está acontecendo, o Bazar do Empreendedorismo; se dê uma vez por mês, informou a professora Ribinski, destacando que “está tendo muito sucesso. Chega a ter fila ali na porta, de pais, antes que se comece”. Algumas peças, de roupas doadas pela comunidade, são customizadas pelos alunos do curso contraturno, de Empreendedorismo. Cintia também disse que além de atender as necessidades pedagógicas do próprio projeto, o bazar tem o aspecto social, pois a comunidade vem em peso ao evento, pela questão também do valor das peças disponíveis.

 

MERENDA ESCOLAR

d

Professora Mariluz, abordando sobre a merenda escolar, disse que esta é maravilhosa, “porque é feita com muito carinho, e preocupação do que é colocado”. Foi observado que para alguns, a merenda poderá ser a única refeição diária.

As merendeiras que capricham no cardápio no Marcelino Nogueira são Rosimara e Nilda, e são muito respeitadas e queridas por todos, e amadas pelos alunos.

Maria de Jesus, sobre sua trajetória na Instituição, ao longo de nove anos, definiu com a palavra alegria: “E nós trabalhamos em equipe aqui. Um ajudando o outro. E a gente vê os alunos, como pessoas da família mesmo! A gente tenta tratá-los com maior respeito”, acrescentando que também percebe quando eles não estão bem, chamando-os para conversar, e dando respaldo a eles.

 

RELACIONAMENTO COM A PATRULHA ESCOLAR

Sempre que é necessário, mas para palestras, orientações, e raros momentos de intercorrências, o relacionamento com os policiais da Patrulha Escolar é muito bom. Recentemente com os sextos anos e primeiros, foram feitas palestras.

 

COBERTURA DA QUADRA

A cobertura da quadra é um pedido antigo do Marcelino Nogueira. O tema foi abordado, ao citar o “abortamento” da data de reunião anterior com os pais, pois por serem em grande número, essas são feitas em local aberto e havia previsão de chuva. “É um sonho de muitos anos e as direções anteriores já almejavam e corriam atrás”. A aprovação da cobertura foi feita e até festejada, no ano de 2012, mas acabou não acontecendo. “No ano passado, inclusive, a professora Sueli Martins (chefe do NRE) me chamou e o engenheiro do NRE, August Conrad Fechner, porque eles estavam dando uma repaginada no projeto. O projeto está em andamento novamente, então esperamos que em breve essa cobertura saia”.

Para breve, aliás, a princípio na terça-feira próxima (16), haverá assembleia com os pais dos alunos.

 

PREVENÇÃO E SAÚDE: PARCERIA FATEB, UBS ALTO DAS OLIVEIRAS COM PALESTRAS

s

Aconteceu recentemente, palestra nesse sentido, abordando o tema sexualidade, com profissionais capacitados para tal. Agradecimentos foram feitos pela equipe pedagógica à Joselaine, que é professora do curso de Enfermagem, da Fateb, também Silvana Queji, como ACS colaboradora do Colégio, e Maraísa Oliveira Santos, que é enfermeira chefe da UBS Alto das Oliveiras.

A participação e interação das turmas, com perguntas sérias e com respeito devido a cada colega quando das abordagens, pelo tema ora exposto, surpreenderam a equipe pedagógica e a diretora.