Ele pediu o tombamento histórico do Cemitério de Harmonia
2019-12-03 às 09:26:43) Na noite de ontem, a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Telêmaco, teve também a presença, ao final, de Ulisses Iarochinski, telêmacoborbense, ou como ele diz, cidadenovense, autor de “Sepultados em Harmonia”.
Mais que falar da obra, ele fez um alerta quanto à necessidade de se respeitar e preservar a memória dos pioneiros desta cidade, que foram sepultados no cemitério de Harmonia. Para isso, fez um apelo a cada um dos edís, para que trabalhem uma Lei neste sentido, que traga o tombamento, como histórico, do referido cemitério.
Na ocasião, também fez Ulisses, sua fala em prol de uma Lei Municipal de incentivo à Cultura: Sua obra é um dos exemplos, cujo em pedido feito e entregue, recebeu seu livro impresso e publicado, nos Estados Unidos, numa certa contradição ao título de Telêmaco, de Capital do Papel.
SOBRE O AUTOR:
Ulisses Iarochinski é jornalista, radialista, historiador, professor, ator e cineasta. Fez eletricidade no Senai – Telêmaco Borba, telecomunicações no Cefet – PR, jornalismo na Universidade Federal do Paraná, especialização em rádio e TV na Universidade Complutense de Madrid – Espanha e gestão em trânsito na Universidade de Linkoping - Suécia, mestrado em cultura e doutorado em história, na Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia, Polônia. Tem cursos de idioma nos Estados Unidos, Inglaterra e Malta (inglês), francês em Nice-França e polaco em Cracóvia-Polônia. Possui certificação em proficiência em Espanhol – nível C2 (avançado) pela Universidade de Salamanca – Espanha. Iarochinski é autor dos livros “Saga dos Polacos – a História da Polônia e seus emigrantes no Brasil”, “Polaco – identidade cultural do brasileiro descendente de imigrantes da Polônia”, “Cruz Machado – Lenda virou história”, “Revelando o Contestado”, e “Escrevendo para falar no rádio”. No cinema, já produziu e dirigiu mais de 15 documentários, sendo 4 longas-metragens.
LEIA TAMBÉM: