ONLINE
7




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ULISSES IAROCHINSKI FALOU AO OBEREKANDO
ULISSES IAROCHINSKI FALOU AO OBEREKANDO

Prestigie o lançamento de "Sepultados em Harmonia"

s

2019-11-01 às 15:33:00) Logo mais à noite, a partir das 19:30, na Biblioteca do Senai em Telêmaco Borba, acontece o lançamento do livro: SEPULTADOS EM HARMONIA, de Ulisses Iarochinski. Foi com ele um bate-papo do Oberekando.

Mais que falado da obra, que será lançada pela maior livraria virtual do mundo, temas como Monte Alegre, Klabin, o nome da cidade Telêmaco Borba e a Polônia, foram elencados. Ao citar Polônia, João Paulo II foi lembrado. Veja no vídeo abaixo, quando nosso entrevistado foi correspondente internacional da Band, na terra polaca.

Destes, algumas curiosidades, como que em 1950, Harmonia tinha 14 mil habitantes, sendo para aquela época, uma das maiores cidades do Paraná. Também de que a maior etnia que está enterrada no Cemitério de Harmonia, é de polacos (poloneses ou descendentes): “Monte Alegre era então uma cidade de polacos”. Todos atravessaram o Rio Tibagi em 1952 e vieram morar em Mandaçaia. Não somente onde hoje é conhecida como Mandaçaia, mas antes, toda Cidade Nova era assim chamada.

“Monte Alegre é anterior à Vila Nossa Senhora dos Remédios de Tibagi. Monte Alegre existe desde 1729”, explicou.

No local onde hoje está o Hotel Ikapê e Ormasa, houve a Chacina do Rio Tibagi, assim chamada, pela morte de muitos índios Caingangues. “Ali, desde 1810 a 1811, até 1941, o nome era mortandade”, após isso veio Harmonia.

d

Nas dependências do Senai, onde fora gravada a entrevista, Ulisses ainda encontrou a sala onde ele estudou.

s s

Após o bate –papo, ele se dirigiu à Rádio Vale do Tibagi, onde com Orlando Galvão, uma lenda em Telêmaco, pode também compartilhar do evento que acontecerá logo mais. Compareça!

Compareça ao Lançamento! CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA DE ONTEM A ESTE RESPEITO!

A partir do lançamento nesta noite, entre no www.amazon.com, procure por Ulisses Iarochinski“ e Sepultados em Harmonia: “As pessoas vão poder comprar este livro, apenas e tão somente pela internet”.