ONLINE
10




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Treinamento para trabalho em altura
Treinamento para trabalho em altura

Para agentes de Endemias

FONTE: PMTB

2024-04-04 às 07:14:52) Os Agentes de Endemias de Telêmaco Borba estão passando por treinamento da NR-35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o respectivo planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade.

O treinamento está sendo ministrado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Rafael Franco Vaeza da Secretaria Municipal de Administração – Seção de Segurança e Orientação Funcional.

 

VISITA DOMICILIAR

A visita domiciliar é uma das principais ações desenvolvidas pelos ACE. Tem um marcado caráter educativo e pressupõe a participação da população na adoção de cuidados para a eliminação dos criadouros. A presença regular dos ACE nas residências em áreas prioritárias é uma importante medida para a promoção de informações que possam favorecer a mudança de comportamento.

Em alguns imóveis, são detectados pontos de difícil acesso, com grande potencial de proliferação, como caixas d’água descobertas, calhas e lajes com problemas de limpeza e escoamento, cisternas e outros locais de armazenamento de água. Para a inspeção desses pontos, é necessário um esforço adicional, com utilização de escadas, cordas e outros mecanismos. Essa atividade é classificada como trabalho em altura.

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, em que haja risco de queda. Para inspecionar depósitos de difícil acesso encontrados em locais abrangidos pela definição de trabalho em altura, é importante que sejam estruturadas equipes especializadas, conforme a NR-35.

Destacamos que cabe o proprietário do imóvel a manter seu ambiente livre de criadouros, mantendo caixas d’água cobertas, calhas estupidas, entre outros. E o agente e Endemias não devem subir a pedido do morador em locais de risco, sem a devida proteção e apoio.