Líderes discutiram o trabalho realizado no Setor 8, da Diocese de PG
FONTE FOTOS: OBEREKANDO E PASTORAL TB
2025-09-22 às 14:16:44) A liderança da Pastoral da Criança, do Setor 8, da Diocese de Ponta Grossa, teve seu Encontrão anual, em Tibagi, na Paróquia NSra. Dos Remédios, de Tibagi. Após a recepção, elas participaram da Santa Missa, celebrada pelo pároco, padre Loir Antônio de Oliveira.
Representou a coordenadora diocesana, Marli Szczepaniki, sua vice, Dione Dirce Fontana. Já, pela coordenação regional, esteve Maria Aparecida da Cruz Lucio (Cida Cruz).
Ao Oberekando, disse Dione: “Somos a igreja em saída, como o papa Francisco dizia. Nós levamos aquela atenção para as famílias, para as crianças. A gente leva também o Evangelho, a gente procura ajudar em todas as formas que precisa”. Elas também, nas visitas, caso as famílias tenham interesse, direcionam aos sacramentos, aonde “as pastorais fazem o trabalho para as direcionar mais perto de Jesus”. Ao ser perguntada, Dione lembrou dois pontos: A grande efetividade do soro caseiro, e também, a Dra. Zilda Arns, um anjo fundador da Pastoral, que morreu no terremoto no Haiti, justamente enquanto fazia mais uma jornada.
Falou o padre Loir: “Uma alegria receber aqui a Pastoral da Criança, Setor 8, junto com a equipe diocesana, que vem trazer as informações, as atualizações sobre a PC, e também ver, tantas mulheres, tantas pessoas unidas, em prol da vida, da defesa da vida, especialmente das crianças menos favorecidas da sociedade. A PC, juntamente com a fundadora, Zilda Arns, tantas vidas já salvaram, seja no Brasil, ou em outros países, que a senhora Zilda Arns implantou a PC. Para mim, ela já é uma grande santa. Esperamos agora, o reconhecimento da Igreja”.
Por sua vez, assim se expressou Cida Cruz: “Reunidas para celebrar mais um ano de trabalho, agradecer à Deus, pela missão, pelas conquistas, pelas crianças que sobreviveram o ano todo. Graças à Deus, no nosso grupo não tivemos mortes de crianças. Tivemos muitas crianças que nasceram este ano. Só temos que agradecer à Deus”. Ela lembrou que Leni e Sirlei, duas líderes do grupo, faleceram neste ano, e deixou os pesares, registrados, lembrando o legado delas.
Inclusive, ontem, dia do evento, foi aniversário de Verônica Valarini Silva, coordenadora Estadual da Pastoral.
O Oberekando aproveitou do evento, para nas entrevistas, lembrar Victor Bueno dos Santos, o Vitinho do Ferro Velho, ex-vereador e pessoa muito querida, humilde e bondosa, que faleceu no sábado. Ele foi um dos lutadores, para na época, a vinda da Fateb, à cidade!
--
LEIA TAMBÉM:
QUERIDA, DONA JACI TEM UMA VIDA, AO BEM!. Aos 85 anos, ela se dedica à Pastoral da Criança. Sua história se funde à criação da capela do Socomim
--
