ONLINE
14




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


Telêmaco Borba Digital terá Fibra Ótica
Telêmaco Borba Digital terá Fibra Ótica

Prefeitura programa para Março

FONTE: PMTB

d

2019-02-12 às 08:34:33) 80% dos prédios públicos serão contemplados com o serviço, e até o final do ano 100%

Com o objetivo de disponibilizar internet gratuita e de qualidade para toda população, o Projeto Telêmaco Borba Digital, vem avançando cada vez mais e melhorando o atendimento a cada dia.

Novidades estão sendo implantadas, e até o final desse mês de fevereiro toda a rede terá um upgrade com o acréscimo de 200Mbps ao circuito do Telêmaco Borba Digital. Com isso, o acesso à internet dos munícipes terá mais qualidade.

Ainda para fevereiro, será iniciado um projeto piloto para integração também da telefonia dos departamentos, visando uma comunicação de baixo custo, economizando recursos públicos.

A previsão é de 200 terminais telefônicos, e uma economia que poderá chegar a 70% em serviços de telefonia.

Em março, outra melhoria será concluída, é a implantação da construção de uma rede de Fibra Ótica que vai atingir 80% dos prédios públicos e a intenção é que até o final do ano esse índice chega aos 100%.

Atualmente, de acordo com representante da empresa responsável pelos serviços no município, José Domingos, o sistema engloba mais de 200 câmeras patrimoniais que garantem a segurança dos prédios públicos, além de 20 câmeras para acompanhamento do trânsito e principais vias de entroncamento do município.

José faz um alerta para as localidades onde não existem cobertura de sinal. “Contatem com os líderes comunitários para que eles entrem em contato com a Secretaria Municipal de Administração solicitando um teste de viabilidade do sinal e a instalação de um ponto de acesso adicional”, explicou, lembrando que a instalação será feita conforme técnica avaliada pelo setor de Informática.

 

 PROJETO TELÊMACO BORBA DIGITAL

O Projeto Telêmaco Borba Digital tem como singular objetivo, o uso de tecnologias para melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida dos munícipes, através de um sistema diferenciado dos demais projetos existentes, onde prioriza a massificação do uso da internet através da facilitação do uso.

O trabalho desenvolvido inspirou outros municípios a estudarem o modelo e implantarem em seus municípios, principalmente quanto ao aproveitamento de banda de internet com um regramento estruturado. Despertou interesse também de instituições como a Rede Cidade Digital, SINDAFEP (Sindicado dos Auditores Fiscais e da Receita do Estado do Paraná) e CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), esta última veio a reconhecer publicamente os méritos quanto ao funcionamento e modelo de tratamento do acesso à internet, resultando em premiação como melhor projeto e execução na categoria de Tecnologia de Informação.

Isso estimula a sempre avançar e contribuir para fazer a diferença na qualidade de vida dos nossos munícipes e compartilhar com outros municípios a boa experiência obtida com este programa;

Entre uma das diretrizes básicas do acesso, foi definido por não haver limitação de banda ou controle de velocidade no acesso e com isso otimizamos a experiência do usuário com a internet e priorizando seu tempo de utilização;

 

O PROJETO HOJE CONTA COM OS SEGUINTES RECURSOS:

2 Link´s de Fibra Ótica de 150Mbps;

1 Link de Fibra Ótica de 50Mbps;

1 Link de Fibra Ótica de 150 Mbps cedido pelo Setor de Tecnologia de Informação com a proporção em 20% da capacidade durante o expediente (8 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira) e 100% fora dele (18 horas até as 8 horas de sábado e domingo);

20 pontos de acesso ativos para uso residencial;

70 pontos de acesso para uso móvel em praças e departamentos.

O projeto tem um diferencial de ser Sustentável e de relativa economia dos recursos públicos; uma vez que a Internet contratada para os serviços municipais também é compartilhada com a população sendo a proporção de 20% durante o período de funcionamento dos serviços públicos e 100% fora dele; com isso gera-se economia e otimização na internet, pois a banda não utilizada pelo município é reutilizada para melhorar o programa, ou seja, da totalidade da banda contratada para a Prefeitura compartilha-se 20% do recurso das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e 100% transferida ao programa fora deste período.

Isso de longe significa o bom uso e a boa prática com o recurso público contratado, uma vez que disponibilizamos este excedente para a população sem ter que contratar links adicionais para isso;

Atualmente, o programa atende inclusive a Vila Rural que conta com acesso livre a internet e também nas residências, aumentando consideravelmente a participação nas decisões do governo municipal e no perceptível incremento da qualidade de vida dos moradores destes locais.

A Prefeitura busca cumprir o objetivo de oferecer acessibilidade e qualidade de vida aos munícipes e visitantes dentro do âmbito da Inclusão Digital e Social;

Desde 2017, a Administração Municipal está comprometida com a eficiência na distribuição dos recursos de informática.

Foram ampliados os pontos de Internet do Telêmaco Borba Digital, para mais de 70 locais e a meta é chegar a 100 em 2019.

Com mais de 50 softwares e Aplicações rodando nesta infraestrutura, nas mais diversas áreas, tais como: Saúde, Ação Social, Planejamento, Obras, Informática, Industria, Ouvidoria, Gabinete, Recursos Humanos, Administração, Educação.