ONLINE
12




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


T.borbense lançará livro em P.Grossa dia 30
T.borbense lançará livro em P.Grossa dia 30

“Para Além do Papel: o jornal O Tibagi e a construção do discurso do fundador de Telêmaco Borba – PR” é de Ana Flávia Braun

 FONTE: PMTB

d

 2019-05-21 às 07:28:30) A telemacoborbense Ana Flávia Braun Vieira estará lançando no próximo dia 30 de maio, às 19h30, na Livraria Curitiba, no Shopping Palladium de Ponta Grossa, o livro de sua autoria “Para Além do Papel: o  jornal O Tibagi e a construção do discurso do fundador de Telêmaco Borba – PR”.

A autora, Ana Flávia, estudou o ensino médio no Colégio Estadual Wolff Klabin em Telêmaco Borba. Possui licenciatura em História, mestrado em Ciências Sociais Aplicadas e é doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

É membro do grupo de pesquisa Geografia e História: patrimônio cultural e memória social, do Laboratório de Geografia Humana do Departamento de Geociências da UEPG, que vem trabalhando para o reconhecimento do Cemitério de Harmonia como patrimônio cultural de Telêmaco Borba.

Tem experiência com pesquisas em História Oral, História Regional e Sociologia do Esporte e do Lazer, perpassando temas como memória, identidade e meios de comunicação.

Atualmente desenvolve pesquisas acerca de Teoria dos Processos Civilizadores aplica à análise de figurações brasileiras.

Ana pretende lançar nos próximos dias o livro em Telêmaco Borba e deverá marcar com a Secretaria Municipal de Cultura uma data e local o evento.

“Eu sou historiadora de formação e o livro é resultado da minha dissertação de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, na UEPG”, explica a autora.

Por meio da Biblioteca Pública Municipal de Telêmaco Borba, a Ana Flávia estará sorteando um exemplar. Para isto basta acessar no facebook o link https://www.facebook.com/bpm.telemaco.borba/ 

s 

O REGULAMENTO PREVÊ OS SEGUINTES REQUISITOS:

Apenas podem participar pessoas residentes no Brasil.

Curtir a pagina https://www.facebook.com/bpm.telemaco.borba/

  1. Compartilhar a promoção em sua linha do tempo e convidar mais 3 amigos.
  2. O sorteio será realizado e divulgado em nossa fan page, e o envio será por nossa conta.
  3. O perfil vencedor não poderá ser de empresa nem fake, para essa verificação é necessário que tenha no mínimo 50 amigos conectados em seu perfil.
  4. É exigido que a imagem do sorteio tenha sido compartilhada de forma pública, caso o vencedor não tenha compartilhado de forma pública até o dia do sorteio ele será desqualificado.
  5. O sorteio será realizado pelo sistema do sorteie.me no dia 30/05/2019.

 

SOBRE A OBRA

"O livro Para além do papel: o jornal O Tibagi e a construção do discurso fundador de Telêmaco Borba, de autoria de Ana Flávia Braun Vieira, é resultado de sua pesquisa de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (se achar necessário, acrescente a instituição). Por meio da análise de fontes literárias e, principalmente, jornalísticas, a autora buscou desvendar os sentidos por trás da afirmativa “Telêmaco é a cidade da Klabin”. Ao evidenciar aspectos históricos negligenciados pela história oficial e estudar as estratégias utilizadas pelo jornal de Horácio Klabin na construção desta história única, a pesquisadora concluiu que a influência de

O Tibagi na construção do discurso fundador local não esteve na disseminação de uma história sistemática sobre a região, porque não fez. Suas ausências, somadas às publicações sobre os mais variados temas e assuntos, foram inventando um passado relacionando a região ao desenvolvimento industrial. Assim, se, por ventura, as publicações feitas pelo periódico sobre a história anterior à industrialização tivessem um sentimento de pertencimento, talvez a história oficial de Telêmaco Borba fosse outra: não apenas perspectivada pelo poder de uma grande indústria, mas considerando todos os agentes que naquela região construíram histórias e memórias. "