ONLINE
39




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TBORBA: 13ª Conferência de Saúde está em andamento

Serão eleitos 16 conselheiros municipais 

2019-03-28 às 12:55:10) Durante toda esta quinta-feira (28), no auditório da Educação, acontece a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Telêmaco Borba. Após as ponderações sobre a Saúde, apontadas nas mini-conferências, que envolveram as 16 UBS´s da cidade, é neste momento e em detrimento delas, que são expostas e eleitas as metas de trabalho na área. Acontecerá também, a escolha dos novos 16 conselheiros, que terão mandato de quatro anos.

Das autoridades que usaram da palavra, o prefeito Dr. Márcio fez um desabafo da dificuldade que é, atender por exemplo no UPA, as ocorrências em acidentes que acontecem na Rodovia do Café, por um longo trecho de abrangência, sem ter um centavo direcionado pelas concessionárias, ou governo, para isso. Enumerou que deve se haver na prescrição de exames e melhor se ater nas consultas dos pacientes, porque inclusive, grande porcentagem dos exames, após realizados, não são resgatados pelos pacientes. Por mais que o Sus, ou a Saúde, seja financiamento tripartite, as cidades estão, a exemplo de Telêmaco, ficando com o maior peso a ser pago.

Além de outros vereadores presentes, Marcos Melo, vice-presidente da Câmara Municipal usou da palavra. Ele também apelou para mais investimentos do Governo Federal aos municípios, além de citar outras ações que tem discordância, em relação ao atual governo na esfera do Estado e Federação. O secretário de Saúde, Ede Pukanski, voltou a citar a redução do repasse pelo governo federal, e disse que o discurso Mais Brasil e menos Brasília – feito pelo atual presidente da República - ainda não está sendo colocado em prática.

Primeira vez que fala ao público após ser escolhido como diretor da 21ª Regional de Saúde do Estado, Cleverton se colocou à disposição de Telêmaco e disse que implementar as políticas públicas de saúde para toda a região de abrangência da 21ª é seu intuito. Ele agradeceu aos ex-colaboradores do UPA, do qual era diretor, e fez menção à oportunidade desse trabalho ao Dr. Márcio. Também agradeceu aos novos companheiros da Regional de Saúde. 

Quatro segmentos que participam, que são o público, usuários do Sus, prestadores de serviços do Sus e dos trabalhadores de Saúde no Sus. Neste dia serão eleitos 16 novos conselheiros.  

Por sua vez, André Miguel Coraiola, que preside o Conselho Municipal de Saúde, e também a devida conferência, relembrou aos presentes o objetivo da Conferência, que aponta as políticas de Saúde a serem trabalhadas nos próximos quatro anos, bem como investimento orçamentário do município nesta direção.

Os temas da Conferência e da palestra de Mário Lobato, foram, respectivamente, "Democracia e Saúde", e "Democracia e Saúde - eixos: Saúde como direito, Consolidação do Sus e Financiamento.