ONLINE
12




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


TB tem primeiro caso de dengue no ano
TB tem primeiro caso de dengue no ano

Confirmação foi da Secretaria de Saúde

FONTE: PMTB

e

2019-02-28 às 07:08:08) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma o primeiro caso Dengue em Telêmaco Borba este ano de 2019. A SMS registrou até o momento 23 casos notificados, 16 descartados, um confirmado e seis aguardando resultado.

O último levantamento de índice de infestação mostrou que o município está em situação de risco médio para epidemia. Os principais depósitos com presença de larva foram encontrados dentro das residências. O Ministério da Saúde sinaliza que 2/3 dos criadores do Aedes estão nas residências.

Períodos de chuva e calor oferecem um ambiente propício para a proliferação do mosquito, além disso, identificar laboratorialmente um caso positivo de dengue, significa que além da presença do mosquito existe a circulação viral.

Por isso, os serviços públicos e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

A medida de prevenção mais eficaz é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Não tendo depósito de água, não teremos o mosquito transmissor.

A orientação da SMS é para que toda família determine um dia da semana como dia de combate aos focos do Aedes na sua residência. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

 

SAIBA COMO DEIXAR SUA CASA OU APARTAMENTO LIVRE DO MOSQUITO:

s

Outas medias de prevenção importantes são:

- Uso de Repelentes e inseticidas, seguindo as instruções do rótulo.

- Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

- Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas.

 

SAIBA RECONHECER OS SINTOMAS:

d

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde e não tomar medicamentos por conta própria. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes são sinais de alarme na dengue. Fique atento!