ONLINE
253




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


TB no Destaque do Crea-PR
TB no Destaque do Crea-PR

Os engenheiros Oscar Hey Neto e Ivo Neitzel

FONTE: CREA/PR

2022-09-21 às 07:48:36) Reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o potente trabalho dos profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências: esse é o intuito do Prêmio Profissional Destaque, promovido anualmente pelo Crea-PR e que, na última semana, divulgou sua lista com os vencedores nas três categorias disponíveis: Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque. Na Regional Ponta Grossa, que abrange as Inspetorias de Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, dois profissionais de Telêmaco Borba se destacaram: o Engenheiro Civil, Oscar Hey Neto, e o Engenheiro Químico, Ivo Neitzel, nas categorias Carreira Destaque e Educador Destaque, respectivamente. Em Ponta Grossa, o vencedor é o Engenheiro Civil, José Felipe Zemniczak, como Profissional Destaque.

“Podemos enfatizar como elemento especial desse Prêmio o fato de ser um mérito regionalizado. Nosso propósito é proporcionar o reconhecimento dos profissionais dentro de sua área de atuação, ou seja, é dizermos para a sociedade daquela região específica quem foram os profissionais de destaque no último ano. A ideia é ter esse reconhecimento regional de valorização e proximidade comunitária”, enfatizou o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Para o Engenheiro Civil, Oscar Hey Neto, de Telêmaco Borba, que atua no Município desde 1983, o reconhecimento é consequência da relação honesta e confiável que mantém com seus colaboradores, clientes e com todos que fazem parte da cadeia.

“Trato cada serviço como único. Engenharia é equipe, e sem outros para ajudar, não somos nada”, pontua, ao estender os agradecimentos à Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB), pela indicação e amizade.

O Engenheiro Químico, Ivo Neitzel, vencedor na categoria Educador Destaque, é formado, em 1971, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). É aposentado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, atualmente, leciona na UniFateb.

“Fiquei surpreso com o resultado. Procuro me adaptar à novas tecnologias e estratégias. A UniFateb é muito interessada na melhoria do ensino e nos dá muito suporte para que isso ocorra. Aposto no ensino adaptativo, que permite atender individualmente a cada aluno, e na inovação, com a realidade virtual. Além disso, preparamos nossos acadêmicos para serem empreendedores”, comenta.

Já o Engenheiro Civil, José Felipe Zemniczak, de Ponta Grossa, vencedor na categoria Profissional Destaque, diz que o Prêmio representa a valorização dos demais colegas da área. É formado pelo Cescage, em 2016, atua como responsável técnico de uma empresa de engenharia na cidade e como perito da Justiça Federal, além de prestar consultorias em projetos. É presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG).

“Fiquei surpreso porque tenho apenas seis anos de formação. O Prêmio representa um grande avanço na minha carreira e é muito gratificante saber que estou desempenhando um trabalho que está sendo visto e valorizado pelos demais colegas”, pontua.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Para analisar de forma próxima os trabalhos de destaque, o Prêmio segue um processo de avaliação também regionalizado. As indicações dos profissionais são feitas pelas Entidades de Classe (para as categorias Prêmio Profissional Destaque e Carreira Destaque) cadastradas no Crea-PR ou pelas Instituições de Ensino (para a categoria Prêmio Educador Destaque) que possuam cursos de áreas afetas ao Sistema Confea/Crea.

“Todos os indicados passam pelo crivo de questões éticas, de regularidade e de trajetória profissional e, na sequência, seus nomes são submetidos a uma votação”, afirmou Claudemir.

A análise e escolha dos premiados é feita por membros do Colégio de Entidades de Classe (CDER-Pr), Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Inspetores (CI) e Conselheiros do Crea-PR.

“São lideranças regionais que fazem a votação e elegem quem é o profissional destaque em cada uma das três categorias. São oito regionais no Estado e, em cada uma delas, temos três profissionais reconhecidos e homenageados”, acrescentou.

A partir da divulgação do resultado final do Prêmio, os vencedores são convidados a participar do Encontro Estadual de Entidades de Classe, para receberem lá, a homenagem oficial como reconhecimento à premiação. Neste ano, a solenidade será entre os dias 26 e 28 de outubro, em Foz do Iguaçu.

 

O PRÊMIO

Promovido pelo Crea-PR desde 2014, o Prêmio Profissional Destaque é mais uma iniciativa da autarquia pela valorização e reconhecimento da classe. As categorias são estabelecidas com o propósito de incluir as diferentes possibilidades de atuação profissional - no mercado de trabalho ou na docência - e, ainda, as diferentes fases profissionais - considerando sua carreira como um todo e, também, sua atuação profissional recente.