ONLINE
8




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TB ganha o Abrigo Institucional Vida Nova
TB ganha o Abrigo Institucional Vida Nova

Devido ao Covid não houve inauguração, mas sim, já, seu funcionamento

FONTE: PMTB

2020-06-23 às 09:24:45) A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, concluiu a reforma do Abrigo Institucional Vida Nova, com investimento de R$ 171.145,20.

A inauguração do novo espaço do Abrigo Vida Nova não será realizada de forma presencial, em razão da pandemia do COVID 19, porém, cabe ressaltar, que o espaço já está sendo utilizado desde a conclusão da obra.

Este serviço desenvolve as ações de alta complexidade da Proteção Social Especial e tem capacidade para atender até 15 crianças e adolescentes. É destinado a acolher temporariamente crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, afastados do convívio familiar através de medida de proteção judicial, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. A permanência no abrigo acontece até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta, através da adoção.

O abrigo possui equipe técnica formada por Assistente Social e Psicóloga. E para as ações do cotidiano, conta com o trabalho de quatro mães sociais, duas auxiliares de serviços gerais e um motorista próprio.

Cada detalhe na reforma do Abrigo foi pensado com o intuito de deixar mais próximo possível de uma residência e proporcionar um ambiente familiar, garantindo atendimento de qualidade aos acolhidos. O local conta com quatro quartos, três banheiros, cozinha, lavanderia, sala de TV e brinquedoteca, totalizando 541,23 m².

“Nós temos um grande cuidado com as nossas crianças em situação de vulnerabilidade. E reformamos o abrigo para darmos um local amplo, bem equipado e que dá dignidade e conforto às nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito, Dr. Márcio Matos.

 

 

ACOLHIMENTO

Ressalta-se que o Acolhimento Institucional é uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à integridade física e/ou psíquica de uma criança e/ou adolescente, considerando que o afastamento do contexto familiar e comunitário traz profundas implicações, tanto para a criança quanto para a família, sendo indicado recorrer a esta medida apenas quando representar o melhor interesse da criança ou do adolescente e o menor prejuízo ao seu processo de desenvolvimento.

Telêmaco Borba conta atualmente com uma rede de atendimento que oferece serviços de caráter preventivo e de fortalecimento de vínculos, bem como, de atendimento às violações de direitos, com fins de reconstruir e fortalecer os vínculos familiares. Tais ações são aplicadas no sentido de evitar o rompimento de vínculos e conseqüente acolhimento institucional, em consonância com as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

--

D