ONLINE
8




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


TB combate a Poliomielite e faz multivacinação
TB combate a Poliomielite e faz multivacinação

Campanha teve início ontem

FONTE: PMTB

2020-09-29 às 08:06:26) A Polio para crianças de 1 a menores de 5 anos e a Multivacinação para menores de 15 anos

Iniciou hoje, segunda-feira (28), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menores de 15 anos de idade.

O Paraná antecipou a campanha em uma semana em relação ao resto do país, a estratégia visa a atualização da caderneta de vacinação das crianças, oferecendo uma semana há mais aos pais e responsáveis. Nesse período da Pandemia, muitos pais deixaram de levar os filhos nos postos, mas é muito importante garantir a atualização do esquema vacinal, prevenindo outras doenças.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade como :  Pentavalente,  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B;  Rotavírus Humano, contra a diarreia;  Pneumocócica 10 , contra a pneumonia meningite e otite;  Meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a Varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens;  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

Pais e responsáveis de 20 a 49 anos também podem aproveitar a oportunidade para se vacinar contra o sarampo, a campanha continua até 30 de outubro.

Em Telêmaco Borba, as vacinas estão disponibilizadas nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas.

No dia 17 de outubro, sábado, haverá o dia D de vacinação, onde as unidades estarão abertas para atendimento exclusivo de vacinação. Mais próximo desta data, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará os outros pontos de vacinação. É importante levar o cartão de vacina da criança e do adolescente.

A SMS orienta os pais ou responsáveis que ao comparecerem nos locais de imunização deverão utilizar a máscara facial, assim como para crianças a partir dos dois de idade. É recomendado apenas uma pessoa para acompanhamento, respeitando o distanciamento, e a higienização das mãos com álcool em gel.

--

D