Estes, no Centro de Atendimento a Sintomáticos Respiratório
FONTE: PMTB
2020-04-13 às 16:58:22) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou entre os dias 22 de março a 08 de abril 232 atendimentos de pessoas que procuraram o Centro de Especialidades (CESPE) que interrompeu suas atividades temporariamente, para atender pessoas que tenham sintomas respiratórios ou apresentem sintomas que se enquadrem como suspeitos do COVID-19.
Durante esse período também foram realizadas 36 coletas de exames para confirmação ou descarte do COVID-19 e mais nove foram encaminhadas para internamento no Instituto DR. Feitosa (IDF). A SMS informa que as 232 pessoas registradas procuraram o local ou foram orientadas a procurar. A Secretaria ressalta que as pessoas não devem procurar o local sem terem realizado contato prévio ao teleatendimento.
TELEATENDIMENTO
O serviço disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Teleatendimento de Orientações sobre o COVID-19, já realizou 691 atendimentos entre os dias 19 de março e 08 de abril. Desses atendimentos, 210 foram para pessoas sintomáticas respiratórias e outras 481 para orientações. O serviço é dividido entre pacientes com queixas respiratórias e também orientações e informações.
A SMS recomenda que quem apresente sintomas ou dúvidas sobre o COVID-19, procure o Teleatendimento de Orientações sobre o COVID-19. Uma equipe da SMS realiza o atendimento todos os dias da semana das 08 horas às 20 horas. Os números disponíveis são: 3904-1644 / 3273-3316 / 99908-0228 / 99908-0265.
CENTRO DE TRIAGEM
O Centro de Especialidades foi temporariamente suspenso, e no espaço foi criado o Centro de Triagem do COVID-19, onde atende pacientes com problemas respiratórios. São atendidos pacientes vindos diretamente ao local, encaminhados pela UPA, UBS e também que consultaram o teleatendimento.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes Lopes, a equipe é composta de enfermeiros, médicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, motoristas, serviços gerais e conta com o apoio de guardas patrimoniais. “A maioria dos colaboradores foram realocados de outros setores não essenciais, que tiveram o atendimento suspenso, para compor a equipe e realizar esse atendimento de 12 horas por dias de segunda a segunda”, comentou.
ATENDIMENTO
A enfermeira, Jéssica Amanda Oliveira, explicou que ao chegar no Centro de Triagem, o paciente fica em um espaço de pelo menos 1,5 metro de distância de outras pessoas até o atendimento. No local foi colocado uma tenda onde é feito o primeiro atendimento.
Quando chega ao prédio é recepcionado pela enfermagem, que lhe entrega uma máscara, orienta a lavar as mãos, mede a temperatura e a saturação, o paciente passa pela triagem e depois vai para o atendimento médico.
O médico faz os exames e o encaminha conforme as necessidades do paciente. O local tem três consultórios para atendimento, em sistema de rodízio. Enquanto há atendimento em um, os outros são limpos e descontaminado para evitar contágio entre pacientes.
Se o paciente precisar de medicamentos, ele vai ser encaminhado para a farmácia, onde tem medicamentos específicos para problemas respiratórios. E antes de sair, se tiver orientação de isolamento social ou domiciliar, assina o termo de esclarecimento e recebe orientações de cuidado. Além disso, o local conta com uma ambulância equipada para transporte dos pacientes.
--