ONLINE
8




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


SMS realiza reunião técnica
SMS realiza reunião técnica

Foco foi definição de ações contra dengue

FONTE: PMTB

2024-02-09 às 07:58:12) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na tarde de quarta-feira (07), através da Equipe de Endemias, uma reunião técnica com os agentes de endemias para alinhamento de ações e fortalecimento do trabalho.

Foram tratadas sobre questões técnicas das atividades diárias e revisão de pontos estratégicos para visitação. Bem como realizado um feedback e avaliação das ações realizadas nos bairros Alto das Oliveiras, Socomin e Monte Carlo, nas últimas duas semanas. É possível observar que o trabalho concentrado naquela localidade associado a adesão da população, já sinalizou uma diminuição de notificação de casos suspeitos na região.

Logo após devido a situação epidemiológica atual, juntou-se à reunião a coordenação a Atenção Primária, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde e coordenação da Unidade Básica de Saúde Vila Esperança, onde foi iniciado, nesta quinta-feira (08), um trabalho centralizado de mutirão de visitas para eliminação de criadouros e orientação dos moradores.

A escolha pelos bairros dessa UBS se dá pelo fato de na última semana epidemiológica ter aumentado o número de notificação de suspeitos nessa a área de abrangência, de forma mais pontual nos bairros Casa Bela e Monte Sinai.

As visitas em todo o município continuam sendo feitas de forma prioritária pelos Agentes de Saúde, reforça a coordenadora da Atenção Primária, Tatiana Rochinski. Sendo de extrema importância que os moradores recebam o ACS, e que quando suas casas estiverem fechadas na visita, respondam o aviso deixado pelo agente, entrando em contato com a UBS e agendando a visita.

Linda Mara, da Vigilância em Saúde, informa que nesse período, os agentes de endemias estarão fazendo as visitas de acordo com área prioritárias, em forma de mutirão de, sempre em conjunto com a equipe da Unidade de Saúde onde estarão atuando, além de permanecerem fazendo as ações de bloqueios nos quarteirões de casos notificados como suspeitos. Nesse momento o trabalho acontecerá na UBS Vila Esperança. Linda Mara reforça a importância de o morador abrir a sua porta e receber o agente. E que as visitas também acontecerão no final de semana e feriado.

Kátia Alves, da Vigilância em Saúde, pede aos moradores de todo o município, mas de maneira especial dos bairros Casa Bela e Monte Sinai, que não esperem a visita do Agentes de Saúde para iniciar o seu papel. Faça uma vistoria rigorosa em sua casa, procure qualquer ponto onde possa ficar água parada acumulada. Lembre-se que não é apenas em lixos, vasos ou pneus, qualquer local onde a água possa parar é um potencial foco para que o mosquito deposite seus ovos.

No link: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/saude/18552-saude-disponibiliza-checklist-online-para-prevencao-e-cuidados-contra-a-dengue.html  tem o modelo de um checklist que todos podem aplicar na sua casa, na sua comunidade, no seu trabalho. Ele ajuda a lembrar de pontos importantes a serem vistoriados. Também está disponível para uso no celular.

Todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.