Diversas são as ações de conscientização
FONTE: PMTB
2018-12-18 às 08:24:50) No mês de dezembro se comemora o Dia Internacional de Luta contra a Aids. Esse ano, a data completa 30 anos e, para comemorar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba decorou a fachada do prédio da Vigilância Sanitária (antigo SUS).
Também foi colocado um outdoor, em parceria com a Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB), em frente ao Colégio Positivo, com o objetivo de lembrar os 30 anos da luta.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com atividades de orientação sobre a doença, durante todo o mês.
O Dia Internacional de Luta contra a Aids é comemorada anualmente em 1º de dezembro, estendendo as campanhas durante todo o mês dezembro, com o intuito de, não apenas informar as pessoas sobre os perigos e formas de se prevenir da doença, mas também tem a função de auxiliar no combate ao preconceito aos portadores de HIV.
AIDS NO BRASIL
O tempo passou e hoje é possível viver com o HIV, mas a aids ainda é uma realidade. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento e entre os que recebem tratamento, 90% tornem indectáveis – estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.
No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis. Essa conquista, se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV.