ONLINE
60




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


SMCER e a Bocha Paralímpica
SMCER e a Bocha Paralímpica

Abertas as inscrições para modalidade

FONTE: PMTB

2024-10-10 às 07:46:18) A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e o Centro de Referência Paralímpico de Telêmaco Borba (CPTB), está com matrículas abertas para alunos interessados em praticar a bocha paralímpica. Trata-se de uma modalidade praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.

A bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio (calhas), e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

De acordo com a professora Silvana Dias Moreira, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Telêmaco Borba, é mais uma grande oportunidade para as pessoas com paraplegia, visto que a prática de esportes aos paraplégicos é rara, em razão das limitações da deficiência, mas a bocha é uma grande oportunidade.

Os interessados em participar dos treinamentos devem procurar a professora Silvana na Secretaria de Esportes, ou entrar em contato pelo telefone: (42) 99992-2977.

Imagem - Centro Paralímpico Brasileiro (CPB).