ONLINE
33




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

S

OBEREKANDO

AWEF

ds


Síndromes Respiratórias Agudas Graves
Síndromes Respiratórias Agudas Graves

Secretaria de Saúde alerta sobre casos

FONTE: PMTB

10/06/25 às 07:29:23) O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), publicou na sexta-feira (06) a Resolução nº 1.014/2025 que alerta para o enfrentamento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). O documento detalha as medidas que devem ser adotadas pelos municípios para prevenção e controle das doenças no Estado, como atendimento prioritário para pacientes com sintomas de SRAG e novas medidas para reforçar a vacinação em grupos prioritários.

De acordo com os dados da Sesa, desde o início do ano foram confirmados 10.635 casos e 523 óbitos por SRAG hospitalizado no Paraná. Destes, 991 casos e 85 óbitos são de Influenza, sendo que dentre as mortes, apenas nove haviam se vacinado contra a gripe.

 

CENÁRIO DE TELÊMACO BORBA:

Neste ano foram notificados 32 casos de SRAGs. Destes, 2 foram a óbito, um sem identificação do vírus e outro por Influenza A, H1N1, sendo um não vacinado contra gripe.

Ainda em 2025, 6 casos de Influenza já foram identificados por exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central do estado) no município.

Até o momento, a cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra Influenza está em 56,27%, sendo meta preconizada de 90%. A vacinação é importante principalmente para os grupos prioritários, pois possuem mais chances de agravamento frente à Influenza.

A vacina está liberada para a população geral a partir de 6 meses e está disponível em todas as Unidades de Saúde.

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Medidas estas, comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus da gripe:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Utilize lenço descartável para higiene nasal;

Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

Evite sair de casa em período de transmissão da doença.