Em Itupeva, teve participação de peruanos
FONTE: SICREDI
2024-04-11 às 07:00:59) Com foco em boas práticas de ESG, Sicredi segue promovendo o fomento à pluralidade; nas cooperativas com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as mulheres têm 23% de presença nos Conselhos
Desde fevereiro de 2020, o Sicredi é integrante do Pacto Global da ONU, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores da instituição financeira cooperativa. Dentro dessa perspectiva, surge um grande desafio: como engajar as mulheres e jovens dos comitês das cooperativas no desenvolvimento dos ODS nas comunidades de atuação?
Uma das iniciativas que visam atender a essa demanda é a realização de eventos anuais que debatem e inspiram os integrantes dos Comitês Mulher e dos Comitês Jovem instituídos pelas cooperativas espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Esses grupos se reúnem regularmente promovendo vivências e compartilhando suas experiências. Neste ano, o Summit teve como tema "Mulheres & Jovens em Ação", reunindo nos dias 2, 3 e 4 de abril no Cyan Resort, em Itupeva (SP), mais de 250 participantes - entre eles representantes da Fenacrep (Federação das Cooperativas de Crédito do Peru) e da cooperativa peruana Ábaco.
A solenidade de abertura do evento foi comandada pelos responsáveis pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo, Alyne Lemes e André Alves de Assis. Na ocasião, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, lembrou da importância das ações realizadas ao longo dos últimos anos: "é nosso papel abrir espaço para o debate e engajamento de todos os nossos públicos na missão de dar visibilidade e possibilitar um protagonismo ainda maior para jovens e mulheres dentro e fora de nossas cooperativas".
O diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, completou: "nossas cooperativas vêm desenvolvendo um trabalho maravilhoso na busca por essa equidade, realizando ações efetivas em prol dos jovens e das mulheres que estão atuando em nossos comitês e passando a ocupar cargos cada vez mais relevantes nas organizações".
Em seguida, Alexandre Volpi, diretor da Vertical Licensing, responsável pelo licenciamento dos Smurfs no Brasil, falou sobre a parceria com o Sicredi, que já dura três anos. "Nossos personagens azuis são embaixadores da ONU na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nada melhor que estar junto com o Sicredi, que também está imbuído desses propósitos", destacou. O executivo aproveitou o momento para celebrar o Prêmio LicensingCon – Marcas & Personagens recebido recentemente. Ele também fez menção ao novo filme dos Smurfs, que começará a ser exibido no próximo ano, trazendo Rihanna como a Smurfette.
LIDERANÇA, INOVAÇÃO E AÇÕES SUSTENTÁVEIS
O Summit 2024 foi, além de uma grande oportunidade de aprendizado, um convite para tornar os participantes catalisadores de mudança positiva nas comunidades onde o Sicredi atua - tendo como premissa o compromisso com a inclusão, equidade, sustentabilidade e redução do impacto ambiental. Tanto que foram adotadas medidas para neutralizar as emissões de carbono geradas durante o evento.
A jornada de aprendizagem contou com a participação de profissionais com vasta experiência e ampla atuação nos temas centrais do evento. Os trabalhos foram comandados pelo IBA (Impact Business Alliance), uma rede de consultores e facilitadores focados em sustentabilidade e economia regenerativa, que orientam, inspiram e desafiam líderes a explorar o potencial regenerativo de suas organizações - gerando valor compartilhado e criando soluções práticas para resolver os desafios globais.
Amanda Rodrigues trabalhou com os Comitês Mulher, ao lado da consultora e escritora Onara Lima e de Gisele Gomes, que é mestranda em Diversidade e Inclusão e Embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes no Brasil, além de estar à frente da implantação dos primeiros Comitês Mulher do Sicredi.
Já as dinâmicas realizadas juntos aos Comitês Jovem foram comandadas por Vitor Belota, também do IBA, e por Fernanda Amorim, da Fundação Estudar. A especialista tem experiência trabalhando com educação, juventude e empreendedorismo no Movimento Empresa Júnior, no qual ocupou a cadeira de presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, liderando 33 mil jovens em 2021.
RESULTADOS E PALESTRA PRINCIPAL
No dia 4 de abril, as equipes puderam apresentar os resultados do trabalho realizado pelos Comitês Jovem e Comitês Mulher sob o comando dos consultores do IBA. Foram mais de 30 projetos apresentados e sete deles serão replicados pelas cooperativas Sicredi. São iniciativas voltadas à inclusão social de jovens e mulheres, primeiro emprego, educação financeira, empreendedorismo, entre outros temas.
Para coroar o evento, a palestra principal foi comandada pela autora, executiva referência em inovação e ESG, Paula Harraca. A especialista contou um pouco da sua trajetória, do quanto é importante humanizar a gestão das empresas e ter um olhar cada vez mais voltado para as pessoas. "O cooperativismo tem na sua essência a colaboração e o compartilhamento das histórias de cada um. É um poder nato e autêntico, que é demonstrado nas ações diárias e no crescimento sustentável que o Sicredi vem demonstrando", ressaltou.
Durante sua fala inspiradora, Paula abordou temas como ESG, liderança e empoderamento feminino. "Eu não acredito em atalhos. Eu acredito em ética, dedicação, compromisso e trabalho duro. Para chegar aos resultados almejados é preciso aprender a cair e levantar, pois crescer dói. Mas ficar parado esperando as coisas acontecerem também dói", enfatizou.
Do ponto de vista das empresas, a palestrante disse que é urgente uma mudança de propósito. "As marcas precisam entender que não basta focar apenas no lucro e tentar ser a melhor DO mundo. Tem que ser melhor PARA o mundo. No futuro, o trabalho será baseado em conexões, priorizando a cocriação com pessoas de diferentes perfis. Ou seja, sem inclusão os negócios ficarão estagnados", concluiu.
OS 17 ODS E A ATUAÇÃO DO SICREDI
Por meio de ações como os Summits Mulher, Jovem, Educação, Governança e outros eventos realizados, o Sicredi impacta praticamente todos os 17 ODS da ONU, mas principalmente o 1 (Erradicação da pobreza), 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).
Conheça todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acessando o site Sicredi & Smurfs.
SOBRE O SICREDI
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
--
Site do Sicredi: CLIQUE AQUI
--
LEIA TAMBÉM: