ONLINE
14




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

sd

S

S

AWEF

z

S 

D


Sedest promoverá castrações gratuitas
Sedest promoverá castrações gratuitas

Para cães e gatos, em Imbaú, dia 11 de janeiro

FONTE: PMI

2021-12-21 às 09:15:20) Atenção, donos de pets em Imbaú: o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) estará no município no dia 11 de janeiro de 2022, realizando a castração gratuita de cães e gatos. No total, 101 animais serão castrados nos dois dias de ação.

O programa já está em seu segundo ciclo, com investimento total de R$ 4,9 milhões. “A meta é chegar a 30 mil animais esterilizados em 125 municípios de todas as regiões do estado”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes. 

A ação é promovida em parceria com os municípios, que realizam o cadastro das famílias beneficiadas.

Além de prevenir doenças nos animais, como câncer, outro objetivo do programa é evitar o controle desenfreado de nascimento de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, abandono e proliferação de zoonoses.

JEJUM É IMPORTANTE - Antes de realizar o procedimento, é preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto de comida e água dos animais por oito horas. A medida é necessária para que os pets recebam se recuperem bem da anestesia.

As cirurgias são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, monitor multiparamétrico, entre outros. Além da castração, os animais recebem um microchip para identificação e monitoramento.

Após a cirurgia, os tutores também são orientados sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Eles recebem remédios, como antibióticos, para a recuperação do animal e atendimento médico veterinário.

O local escolhido será a Praça Cívica.

 

LEIA TAMBÉM:

CASTRAPET FOI DE SUCESSO EM CURIÚVA: Secretária comentou esta e demais ações na Agricultura