ONLINE
220




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Sede do Sindicato Rural retornou próximo do CAMA
Sede do Sindicato Rural retornou próximo do CAMA

Um diálogo com o presidente Daniel Alves de Quadros

d

2024-12-16 às 09:03:47) Tendo cinco anos à frente da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Florestais de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, Daniel Alves de Quadro já está no seu segundo mandato, mas, compondo a diretoria, fazem já 15 anos. “Nosso Sindicato é diferenciado dos outros, é eclético, pois ele atende tanto os trabalhadores assalariados, quanto os colonos. Como Telêmaco Borba não tem tantos agricultores, porque a cidade é mais tomada de eucalipto, a gente tem o pessoal de Imbaú, os trabalhadores rurais de Imbaú, e temos situação de base lá, e a gente presta um monte de serviço. Às vezes a pessoa não conhece o Sindicato, não sabe, mas a gente está trabalhando. Só este ano fizemos 56 pedidos de aposentadoria, e desses, 53 foram deferidos”. Ele disse que muitas vezes, o povo mais humilde acha que quem aposenta as pessoas, é o sindicato, mas sim, quem isso faz é o INSS, e o Sindicato, “simplesmente vem preparando este pessoal para quando chegar a idade, estar certinho, eles levarem a documentação, e se aposentar”.

Toda vez que os associados vêm até o Sindicato pagar suas mensalidades, um bate-papo os atualiza sobre mudanças e atualizações que podem ter ocorridas nas Leis e regulamentações, diferente, segundo Quadros, daqueles que só vão ao Sindicato quando estão na idade de se aposentar.

Ao citar que a mulher trabalhadora rural se aposenta com 55 anos e o homem com 60, disse que isso é possível graças ao movimento sindical, pois na reforma da previdência eles estavam querendo elevar o homem e a mulher para 65 anos. “Então quando a pessoa fala ‘ah, mas o Sindicato não faz nada!”, ele recordou que participou, no Sindicato de Apucarana, de três dias na pressão para “não mexerem no povo da roça. Então foi uma vitória do movimento sindical. É interessante o pessoal saber! Quando está organizado a gente consegue avançar!”.

Quanto às categorias, a entidade atende os colonos e assalariados. Nos acordos feitos com cerca de nove empresas, existem 72 cláusulas, e os benefícios são possíveis graças a mediação do Sindicato, nos acordos coletivos. Dentre outros benefícios prestados pelo Sindicato, ele é o melhor local, também, para se informar quanto à aposentadoria. Daniel até ressaltou que em Imbaú, um estelionatário deu um golpe que ultrapassou 200 mil reais, em vários agricultores, que prometia aposentadoria fácil, apresentado apenas o ITR. De fato, ele dava entrada no INSS, o que qualquer pessoa consegue a princípio fazer, mas jamais dava prosseguimento. Da credibilidade do Sindicato, que é cinquentenária, e que todos sabem que seja hoje ou amanhã, sempre ele estará ali no mesmo lugar, para atender!

Ao encerrar a entrevista, deixando saudações natalinas, e o desejo de feliz Ano Novo a todos, ele agradeceu, primeiramente, à Deus, e a todos os sócios, especialmente pelo fato da forma com que recebeu o Sindicato logo que assumiu a presidência, com uma situação bem difícil, bem na época da reforma da previdência e trabalhista! “Fomos obrigados a sair de nossa sede, ir para um espaço menor para conseguir sobreviver! E nossa vontade era voltar para nossa sede, e se passaram cinco anos, e agora no dia 18 de setembro fez cinco anos que tínhamos saído de nossa sede, e a gente com muita determinação, trabalho e ação de nossos diretores...”. Fora até pensado em vender a sede, mas “Deus não deixou que vendesse, porque nossa vontade era voltar!”. E agora são 30 dias no local de sempre!”. Inclusive ele aproveitou a ocasião para informar que no dia da entrevista, dia 15 de dezembro, se iniciaram as férias coletivas aos trabalhadores do Sindicato, e então, retornam os atendimentos, em 15 de janeiro de 2025.

--

LEIA TAMBÉM: